No passado dia 13 de março, Leonel Fernandes, enquanto formador no Centro de Formação Profissional de Chaves, e três alunos do 3.º ano do curso de Cozinha estiveram na semi-final do concurso “Sabores e Aromas das Viagens Magalhânicas” com o “Projeto 1480”.

As candidaturas a este concurso decorreram até ao dia 1 de fevereiro e o desafio foi lançado a todas as escolas e centros de formação profissional com cursos de cozinha de forma a celebrar os 500 anos da primeira viagem à volta do mundo do conhecido navegador português Fernão de Magalhães.

Nesta primeira fase do concurso foi criado um menu com três pratos e duas bebidas inspirados na viagem deste navegador. Passaram à fase seguinte os dez melhores da região Norte, nos quais se incluíram a equipa composta pelo Leonel Fernandes e pelos seus três alunos: o Luciano, o Miguel e o Telmo. “Projeto 1480” foi o nome dado ao menu pois foi o ano do nascimento de Fernão de Magalhães.

Lamego foi a cidade escolhida para a realização da semi-final dos pratos a concurso da região Norte de Portugal. Foi na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro que foram confecionados os menus apresentados na primeira fase e escolhidos os dois melhores para irem à final, que acontecerá no dia 2 de abril na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. A equipa de Chaves não passou à terceira e última fase, contudo o sentimento não é derrotista. “Quando se trata de gastronomia a cozinha é sempre um misto de emoções, satisfação e entusiasmo. Neste caso, mais ainda porque estava a apoiar os alunos a terem contacto com novas experiências que os pudessem motivar para a realidade laboral. E isso foi conseguido. Esse prémio trouxemo-lo”, contou Leonel Fernandes.

Este concurso é da responsabilidade do Ministério da Educação, através da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), em articulação com o Turismo de Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, no âmbito do programa das comemorações do 500º aniversário da primeira viagem circum-navegação comandada por Fernão de Magalhães.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário