As festas da Cidade de Valpaços tiveram de encolher nos custos, mas a semana de animação esteve garantida e amanhã, sábado, tem lugar o momento alto das festividades religiosas, com a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde, pelas 17 horas.

Os espectáculos de rua foram a nota dominante, numa romaria que atrai, ano após ano, milhares de pessoas à capital do folar.

Depois de vários eventos desportivos no passado fim-de-semana, os eventos musicais tiveram início na segunda-feira, dia 27, à noite, com o Largo da Feira a encher para assistir ao espectáculo de “José Cid & Big Band”. O famoso cantor português disse já ter estado na cidade valpacense há 30 anos e não poupou elogios à forma como a gente transmontana o recebe a cada visita. José Cid interpretou os seus temas mais conhecidos, e alguns novos, abrangendo todas as faixas etárias. O cantor, que reafirmou várias vezes que no seu espectáculo não há playback, demonstrou ainda vontade em socializar com os valpacenses, mas reconheceu que era impossível, visto que no dia seguinte tinha um concerto no Algarve.

Na terça-feira, o destaque vai para o espectáculo da Orquestra do Norte, na Praça da República, seguiu-se o I Grande Prémio de Carrinhos de Rolamentos, organizado pelos Escuteiros de Valpaços, que contou com a participação de dezenas de carros de vários pontos da região norte e milhares de pessoas a assistirem.

Quarta-feira, 29, como habitualmente, a noite esteve reservada para a Eucaristia e Procissão de Velas, desde o santuário de Nossa Senhora da Saúde até à Igreja Matriz, seguindo-se o concerto da Banda Municipal de Valpaços, no Jardim Público.

Na quinta-feira, dia 30, as atenções centraram-se no Jardim Público com os Jogos Populares a realizarem-se com a organização dos Escuteiros de Valpaços e, posteriormente, a Grande Gala do Fado a desenrolar-se na Escadaria dos Paços do Concelho.

Hoje, sexta-feira, a noite é dedicada às bandas de garagem valpacenses, com os Resto, Primatas, Padariagang e Sub Zero a subirem ao palco a partir 22h00, no Largo da Feira.

Amanhã, sábado, primeiro de Setembro, ponto alto das festividades religiosas, o programa inclui ainda o 57.º Circuito Motorizado de Valpaços, pelas 14h00, tendo lugar a procissão às 17 horas, que sai da Igreja Matriz para o Santuário de Nossa Senhora da Saúde, decorrendo posteriormente a eucaristia.

No Santuário, às 23h30 sobe ao palco o cantor Leandro e cerca da uma da manhã serão milhares as pessoas que esperarão pelo fogo de artifício, que deverá durar cerca de 20 minutos. Segue-se ainda a actuação do Grupo Nova Dimensão.

No domingo, dia 2, a encerrar as festividades, decorre a Prova de Motocrosse, na Pista do Cabeço, numa organização do Moto Clube “Os Valpacenses”.

Á noite, actua ainda no Santuário o Grupo Sol Nascente e a edição 2012 das festas da cidade de Valpaços termina com o fogo de artifício previsto para as 2 da manhã.

Cátia Mata

 

loading...
Share.

Deixe Comentário