Durante todo o fim-de-semana, a 13ª Feira Gastronómica do Porco de Boticas promete deliciar os visitantes com pratos típicos da região servidos nas tradicionais “tasquinhas” e restaurantes locais, além de vender fumeiro com selo de qualidade garantido.

As alheiras e chouriças de Boticas já brilham nos stands do Pavilhão Multiusos, onde a 13ª edição da Feira Gastronómica do Porco já abriu portas para receber os primeiros visitantes .

Esta sexta-feira à tarde, o presidente da Cãmara Municipal de Boticas, Fernando Campos, abriu o certame com palavras de agradecimento e orgulho na realização de mais um certame. “É uma grande satisfação ver como neste território conseguimos sobreviver”, disse o autarca, acrecentando que “as dificuldades não são coisas que nos façam desistir”.

Aos jornalistas, Fernando Campos manifestou as primeiras impressões de um certame que já indicia ter o mesmo retorno das edições anteriores. “Face à situação de crise, tinhámos alguma preocupação que este embate inicial pudesse não ser igual ao que tínhamos nos últimos anos. Felizmente, nós próprios estamos espantados porque temos vindo a verificar, com o contacto que já tivemos com os produtores, que, pelo contrário, o ritmo inicial de vendas não deixa o dos anos anteriores a grande distância”.

Para o autarca, “isto só pode significar que efectivamente a qualidade dos produtos vai fazer com que as pessoas deixem de comprar outras coisas para comprar produtos de altíssima qualidade porque sabem que tudo o que é comercializado são produtos certificados. Essa garantia só pode dar sucesso”, referiu o autarca de Boticas. Até porque “os preços mantêm-se. Os produtores tinham que compreender a situação actual de crise e não especular. Sabem que não vale a pena enganar ninguém”, rematou. Este ano, a organização espera vender cerca de 30 toneladas de fumeiro e um volume de negócios a rondar os 350 mil euros.

Na abertura do certame, o Governador Civil de Vila Real, Alexandre Chaves, exaltou a cultura do Porco, enraizada na cultura local e popular do concelho de Boticas, mas “cada vez mais regional”. “Esta feira é uma aposta ganha” porque os produtores locais, que “são a forma viva da cultura barrosã“, “são capazes de acrescentar valor ao processo antigo” e saber artesanal, elogiou Alexandre Chaves. “Continuai a ser rigorosos na qualidade do vosso produto”, incentivou, porque “o vosso sacrifício pode e vai ser recompensado”. Além de autarcas e representantes de todos os municípios do Alto Tâmega, o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, também visitou pela primeira vez a Feira do Porco de Boticas. Este sábado, a partir da 16 horas, a RTP associa-se à iniciativa com a transmissão em directo do “Programa das Festas” no canal nacional de televisão pública.

Sandra Pereira

loading...
Share.

Deixe Comentário