A 5ª edição do Raid Fotográfico da Cidade de Chaves, FotoGrafa! 2019, que decorreu durante o mês de julho, culminou, no passado fim de semana, dia 21, com a cerimónia da entrega dos prémios no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.

Este evento, onde participaram 65 fotógrafos de vários pontos do país, visa, de acordo com a organização, a “promoção da fotografia como memória, através dos olhares sobre a região e a cidade captados pela peculiar lente dos fotógrafos participantes”. Pelo segundo ano consecutivo incluiu o prémio Jovem Fotografa, destinado a jovens dos 14 aos 18 anos.
A entrega de prémios contou também com a presença de Tiago Monteiro, fotógrafo e formador que desenvolve o seu trabalho em áreas ligadas ao fotojornalismo desportivo, fotografia documental e fotografia de rua. Em interação com uma plateia interventiva, respondeu a perguntas técnicas deixando, ainda, alguns conselhos para os jovens fotógrafos presentes.
Para o presidente da autarquia, Nuno Vaz, este projeto tem “conseguido redescobrir a cidade de Chaves, valorizada através das diversas abordagens de um olhar singular sobre objetos, experiências e memórias visuais”. Felicitou os concorrentes e premiados, valorizando o trabalho de fotografia, que “para além da técnica, sobressai o sentir e viver de cada projeto.”
Jorge Melo, em representação da Chaves Intemporal, definiu este evento como uma parceria de sucesso com o município, reiterando que “este concurso tem potencialidade para cativar cada vez mais concorrentes, nacionais e internacionais, constituindo-se como uma alavanca promocional da região”.

Premiados

Melhor série fotográfica

1º prémio: André Borges
2º prémio: Andreia Sofia Pinto
3º prémio: Raúl Silva Pereira

Melhor fotografia de temas

J. B César
Francisco Fonseca
Andreia Sofia Rodrigues Pinto
André Borges

Melhor fotografia residente no concelho

Francisco Fonseca

Melhor Fotografia Jovem FotoGrafa!

Eduardo Pimenta do Vale Santos

Prémio Jovem FotoGrafa!

Madalena Coelho Fernandes
Menções Honrosas
Hugo Henrique Vaz da Fonseca
Raúl Silva Pereira
Marco Areias
André Borges
J.B César
António Tedim
Alison Alves de Sá
loading...
Share.

Deixe Comentário