Durante a última semana o Centro Social de Casas dos Montes promoveu junto dos seus utentes e familiares, colaboradores e responsáveis técnicos mais uma edição da Feira do Outono. O lanche convívio de São Martinho encerrou as actividades lúdicas e pedagógicas.

Nozes, figos secos, compotas, mel, geleia, marmelada e castanhas, foram alguns dos produtos característicos da estação outonal que estiveram patentes naquele equipamento social.

“Dinamizar as acções que constam do plano anual de actividades junto da comunidade escolar e promover os produtos típicos desta estação, favorecendo a interrelação escola/família” fazem parte da aposta do Centro Social de Casas dos Montes, referiu a directora Margarida Ferreira.

Encontro Inter-geracional

Na passada sexta-feira, a Instituição promoveu um lanche convívio de São Martinho que juntou crianças e encarregados de educação, idosos e familiares, onde não faltaram castanhas, sardinhas, febras, broa, caldo verde, jeropiga, sobremesas e muita música.

Mariana Santos, de cinco anos, contou a lenda “do senhor que andava a cavalo” enquanto a companheira Filipa Martins descrevia as actividades alusivas à quadra, desenvolvidas durante a tarde, com as pinturas de folhas de carvalho, mais conhecidas como folhas de Outono. Já João Martim manifestava-se curioso com as pinturas faciais, aguardando a sua vez de ser pintado.

Por seu lado, com 85 anos, Izulete Pinto de Almeida, utente do Lar Padre Justino Magalhães, confessava que o momento a transportava para recordações de família, que não se importou de partilhar: “a minha mãe era uma querida. Teve nove filhos e, sempre com carinho, preparava-nos as castanhas assadas que comíamos todos juntos”. “Fui muito feliz”, rematou.

O plano de actividades do Centro Social de Casas dos Montes “abrange sempre a área da infância e terceira idade. Daí a preocupação da Santa Casa da Misericórdia de Chaves neste tipo de actividades que, para além de manter viva a tradição portuguesa, pretende proporcionar o encontro de gerações e a interacção com os pais das crianças”, sustentou Margarida Ferreira.

O lanche convívio teve o contributo e participação dos pais, a disponibilidade de todos os colaboradores do Centro Social de Casas dos Montes e contou com a participação da empresa de animação “Funnydays”, que tem vindo a colaborar com a Instituição.

Redacção – redaccao@diarioatual.com

loading...
Share.

Deixe Comentário