O fogo destruiu por completo uma habitação em Santa Maria de Émeres, Valpaços, e deixou sem tecto um casal de cerca de 50 anos de idade, no passado domingo, 19 de Dezembro.

Incêndio deixou sem tecto um casal de cerca de 50 anos

A meio da tarde, os bombeiros valpacenses, com as suas sirenes, passaram pela cidade dando sinal de urgência e muitos pensaram: “mais uma lareira que fez estragos”. As suposições não estariam muito longe da realidade.

A verdade é que um incêndio tinha deflagrado numa habitação, em Santa Maria de Émeres, uma freguesia de Valpaços, a 13 quilómetros da sede de concelho.

Dizem os populares que os soldados da paz demoraram cerca de meia hora a chegar, e quando chegaram já nada puderam fazer para salvar a habitação, evitando sim, com a ajuda da população, que o fogo de propagasse às casas vizinhas.

Segundo conseguimos apurar, ninguém se encontrava em casa. A dona estaria numa outra aldeia, de onde é natural, e o dono estaria no café, mas poucos minutos, pois o fogo deflagrara mal tinha chegado ao estabelecimento.

Na aldeia não se falava de outra coisa. A família é “amiga de todos” e os habitantes estão solidários com as dificuldades que agora se apresentam. O que conquistaram numa vida perderam em alguns minutos e com a proximidade da época natalícia a tristeza é ainda maior, tendo valido a ajuda de vizinhos e familiares, que deram abrigo provisoriamente.

As causas do incêndio ainda estão por definir, mas ao que conseguimos apurar, especula-se que o fogo terá deflagrado através de um aquecedor ligado ou por um curto-circuito.

O fogo destruiu também cabos eléctricos, e a aldeia esteve sem luz. As vítimas já solicitaram apoio à autarquia valpacense para fazer frente às despesas, mas aquela ainda não deliberou sobre o assunto.

CM

loading...
Share.

Deixe Comentário