A Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas esteve no passado domingo em Vila Pouca de Aguiar a ouvir os produtores de castanha e outras áreas da agro-pecuária do concelho.

A Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas realizou no passado domingo 13 de Março uma visita ao concelho de Vila Pouca de Aguiar, onde foi recebida na Câmara Municipal pelo autarca Domingos Dias, que falou sobre a agricultura num concelho em que “a castanha é um dos produtos de riqueza” enquanto outros, outrora ricos, passam hoje muitas dificuldades, como o leite e a batata.

Nesta reunião, houve várias intervenções de produtores de castanha e de outras áreas da agro-pecuária, bem como de representantes de empresas agrícolas e florestais, que informaram da necessidade de incentivos às respectivas explorações agrícolas, da não operacionalidade do programa comunitário Proder, da falta de iniciativas nacionais para combater o cancro e a tinta nos castanheiros, além da comercialização e escoamento de produtos.

A presidir a Comissão Parlamentar, Pedro Soares destacou “o importante contributo” da reunião e dos problemas levantados, que serão comunicados ao Ministério da Saúde. Nas diversas intervenções, os deputados manifestaram a vontade comum de apresentar propostas temáticas na Assembleia da República.

Além do deputado do bloco que preside à Comissão Parlamentar, intervieram os deputados António Cabeleira e Paulo Santos (PSD), Horácio Antunes e Paulo Barradas (PS), Hélder Batista (PP), Rita Calvário (BE), Agostinho Lopes (PCP) e o aguiarense José Luis Ferreira (Os Verdes), além de outros deputados que quiseram marcar presença nesta deslocação ao concelho aguiarense, da qual é de destacar a visita à empresa Agroaguiar, que explora, transforma e comercializa castanha para todo o mundo.

Redacção

loading...
Share.

Deixe Comentário