A Biblioteca Municipal de Valpaços acolheu, na sexta-feira, dia 8, a apresentação da coletânea “Gentes e Lugares – Contos e Contas de Autores Transmontanos”, promovida pela Academia de Letras de Trás-os-Montes em parceria com a autarquia.

Tendo como anfitriã a vereadora da Educação, Cultura e Desporto, Teresa Pavão, a apresentação da obra esteve a cargo de Assunção Anes Morais, presidente da Academia, e Odete Costa Ferreira, membro da direção.

Teresa Pavão deu as boas vindas, agradecendo as presenças e saudando a iniciativa da Academia de Letras de Trás-os-Montes, “que envolve todo o público neste partilhar de cultura transmontana, tão genuína e tão intrínseca em todos nós”, revela o município na sua página oficial.

Assunção Anes Morais abordou os princípios norteadores da academia, destacando a produção e divulgação literária dos seus associados.

Odete Costa Ferreira, membro da direção, além da análise global, particularizou os contos dos associados presentes, ou representantes, implicando-os na leitura de excertos e envolvendo-os dessa forma na apresentação.

“Gentes e Lugares” é uma coletânea, editada pela Academia de Letras de Trás-os-Montes, que integra 36 contos inéditos de outros tantos autores nascidos ou residentes em Trás-os-Montes.

A publicação, de 280 páginas, “oferece uma diversidade de tradições, de costumes, de espaços, de rostos, que traduz a força indómita de homens e mulheres confinados a um interior que, no entanto, os move para fazer valer a sua dimensão humana em outros territórios”, refere a introdução.

loading...
Share.

Deixe Comentário