O CLDS 4G Valpaços “Igualdade para a Inclusão” é um projeto promovido pela Casa do Povo de Vilarandelo em parceria com o município, que abriu ao público na segunda-feira, dia 13.

O Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social, mais conhecido por CLDS, que visa a promoção da inclusão social através de uma intervenção de proximidade realizada em parceria entre câmaras e entidades locais, já está em andamento em Valpaços.

O CLDS – 4G, financiado pelo PO ISE (Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego), tem como metas aumentar a coesão social dos diversos concelhos; concentrar a intervenção nos cidadãos com fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na sua vida pessoal e profissional; potenciar parcerias entre o setor público e o privado na promoção e execução dos projetos; e fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os instrumentos disponíveis em cada município.

No concelho valpacense, o CLDS 4G, sobre a premissa “Igualdade para a Inclusão”, tem como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social, marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria, explica a autarquia.

Serão desenvolvidas novas ações, mas também se dará continuidade a atividades relevantes para o cidadão e/ou comunidade iniciadas em projetos anteriores. As ações executadas, direcionadas à comunidade, sejam oficinas, workshops, palestras, sessões de sensibilização/esclarecimento, exposições, atividades lúdicas, simulacros, eventos solidários, ou outras, estão integradas em Eixos de Intervenção específicos: Eixo I: emprego, Formação e Qualificação; Eixo II: Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil; Eixo III: Promoção do Envelhecimento ativo e Apoio à População Idosa.

A promoção da igualdade e a capacitação da comunidade, com instrumentos que permitam alcançar essa igualdade e o bem-estar da população, é o objetivo maior deste programa que está ao alcance de qualquer munícipe na Rua Horta da Fonte nº 2, em Valpaços, próximo do Mercado Municipal.

Por exemplo, se está desempregado(a); pretende ter conhecimento das formações que vão decorrer no concelho de Valpaços; pretende saber mais informações sobre as Medidas Ativas de Emprego; precisa de ajuda para elaboração do seu currículo; vai ter uma entrevista de emprego e precisa preparar-se; dirija-se ao Gabinete de Apoio à Inserção (GAI), integrado no CLDS Valpaços.

loading...
Share.

Deixe Comentário