“Ciência e Tecnologia para a Comunidade e Ambiente” foi o tema da palestra organizada pelo Rotary Club de Chaves, no passado dia 27 de setembro, e que teve como orador o professor Jorge Teixeira, docente na Escola Secundária Dr. Júlio Martins.

Numa sociedade onde a ciência e a tecnologia trespassam cada vez mais profundamente a vida quotidiana dos indivíduos, a escola tem um marcante papel a desempenhar, não somente na aquisição de conhecimentos científicos e técnicos, mas também no desenvolvimento de capacidades suscetíveis de assegurar, aos alunos, a aplicação e a avaliação desses conhecimentos ao longo da vida.
Partindo desta ideia, o professor flaviense apresentou alguns projetos realizados com os alunos, de natureza multidisciplinar, baseados em problemas da comunidade, e que promovem a criatividade, o espírito crítico, o empreendedorismo, a partilha de ideias e a comunicação de resultados. Entre outros, destacou projetos sobre radioatividade, com a colocação de detetores de radão em imóveis da comunidade local, sobre incêndios e sobre instrumentos criados para regar a partir da humidade que existe no ar.
A última parte da intervenção centrou-se num projeto que está atualmente a ser desenvolvido, “Centro de Recursos de Atividades Laboratoriais Móveis”, que tem como objetivos promover a inclusão, a flexibilização curricular, o ensino experimental das ciências em todos os níveis de ensino, o acesso a recursos experimentais e melhorar a literacia científica na região do Alto Tâmega.
Esta iniciativa inseriu-se num ciclo de palestras mensais promovidas pelo Rotary Club de Chaves, sendo que o mês de setembro é, em Rotary, dedicado ao tema Educação Básica e Alfabetização.
No final do encontro o presidente do clube, Afonso Castro, procedeu à entrega de um diploma de reconhecimento ao palestrante, agradecendo, em nome de todos, a disponibilidade em estar presente.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário