Foi meu colega de Seminário. Durante 12 anos partilhámos a nossa amizade, as nossas brincadeiras, o nosso convívio alegre e são.

Éramos da mesma idade e, como terminou o curso do Seminário com 22 anos apenas, foi trabalhar para Beja como responsável da Cúria diocesana. Depois de ordenado sacerdote, foi-lhe confiada a paróquia de S. Pedro de Agostém e, depois mais tarde, a de Vilela do Tâmega. Dedicou-se inteiramente às suas paróquias promovendo mesmo o seu desenvolvimento e aos seus paroquianos a quem amava. Dedicou-se muito à restauração das Igrejas, construindo mesmo a de Bóbada e Vila Nova e o Santuário da Senhora da Saúde que era a menina dos seus olhos. Os seus paroquianos tiveram ainda agendada uma homenagem para 26 de Janeiro que não se realizou devido ao seu estado de saúde. Essa homenagem foi prestada no seu funeral que se traduziu numa verdadeira manifestação de pesar e ao mesmo tempo de amizade para quem passou 54 anos ao serviço dos outros.

Visitei-o várias vezes e, no dia 3 de Fevereiro, levei-lhe mesmo a Sagrada Comunhão, na véspera da sua morte, dizendo-lhe:”Hoje trago-te aqui o Senhor a quem serviste e amaste uma vida inteira”.

O seu funeral realizou-se na Igreja de Vila Nova de Veiga a 6 de Fevereiro sendo a Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo com vários sacerdotes e muita gente que, neste dia quis prestar-lhe uma verdadeira homenagem de gratidão.

Foi sempre muito estimado pela sua mãe que viveu na sua companhia até à morte e pelos seus irmãos e sobrinhos a quem ele muito se dedicou e que deles recebeu o amor e carinho numa atitude de gratidão ao longo de toda a sua vida.

P. Ladislau, aceita a amizade deste teu colega e amigo que fica a rezar por ti, pedindo a Deus que dê a recompensa de todos os teus trabalhos ao serviço das Comunidades de S. Pedro de Agostém e Vilela do Tâmega. Que o Senhor a quem serviste te receba na glória do seu Reino.

PS: A Missa de 7º Dia será celebrada no dia 9 de fevereiro, sábado, pela 14h30, na Igreja de Vila Nova de Veiga.

P. Delmino Fontoura

loading...
Share.

1 comentário

Deixe Comentário