A Junta de Freguesia de Bustelo distribuiu por toda a população máscaras sociais como forma de proteção face à pandemia de covid-19. Junta tem acompanhado idosos isolados e jovens estudantes com falta de meios.

Como forma de proteger as pessoas face à pandemia de covid-19, numa altura em que o país se encontra em fase de desconfinamento, a Freguesia de Bustelo encomendou a produção de máscaras sociais para equipar toda a população.

“Mandámos fazer as máscaras a uma costureira da aldeia que fez para toda a população”, contou o presidente da junta de freguesia do concelho de Chaves, José Serralheiro.

Para o responsável pela freguesia de Bustelo, esta medida, embora seja a possível, foi “bem recebida pela população” que agradeceu a iniciativa.

Mas a ação da junta de freguesia tem sido mais ampla durante a pandemia, com o apoio “a pessoas carenciadas e pessoas sem mobilidade ou sem meios de transporte”.

“Temos procurado ajudar a nível da entrega de produtos de farmácia, ou compras, ou outros assuntos”, realça José Serralheiro.

Com a ação da junta há ainda um vendedor ambulante que todas as semanas se desloca à freguesia para vender produtos, evitando a deslocação da população.

“Vamos dando apoio, sabendo se as pessoas precisam de ajuda e comunicando também através da Câmara que tem formas de garantir o apoio”, destacou.

Com o ano escolar a decorrer à distância, a junta de freguesia tem apoiado os alunos que precisam de ter acesso a meios electrónicos.

“Temos apoiado quatro alunos com a disponibilização do espaço na junta de freguesia para a utilização de computador e internet”, explicou.

Com a pandemia de covid-19 a causar “apreensão e medo” nas pessoas, José Serralheiro explica que em meios mais pequenos isso não se faz sentir tanto.

“Temos bastantes cafés que estão fechados, claro, mas as pessoas procuram viver o dia a dia normal, sem ajuntamentos, a vida continua quase na mesma, vão até ao campo, passam o tempo, não precisam de ter um confinamento de ficar mesmo em casa”, destaca.

Segundo os últimos censos, em 2011, Bustelo tem cerca de 520 habitantes, número que se tem mantido estável ao longo das últimas décadas.

“É uma freguesia bastante grande, que não vai perdendo tanta população ao longo dos anos e tem uma aldeia com bastante gente”, lembra.

Perto da cidade de Chaves, José Serralheiro explica ainda que estão nesta altura em construção várias casas, algo difícil de encontrar em outras freguesias do concelho.

loading...
Share.

Deixe Comentário