Os resultados do concurso 7 Maravilhas de Portugal® 2020 foram divulgados no domingo, dia 7 de junho, e Chaves e Montalegre estão entre os 140 finalistas regionais desta edição dedicada à Cultura Popular.

Depois de a organização do concurso ter recebido 504 candidaturas, o painel de especialistas, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e das duas regiões autónomas, elegeu sete patrimónios de cada região, resultando em 140 finalistas regionais que irão participar nas respetivas eliminatórias regionais, transmitidas pela RTP1 e RTP Internacional a partir do próximo dia 6 de julho.

Chaves e Montalegre são dois dos concelhos finalistas do distrito de Vila Real. O concelho flaviense está na final das regionais com a Feira dos Santos, na categoria Festas e Feiras. O concelho barrosão conta com dois eventos: Ponte da Misarela, na categoria Lendas e Mitos, e Sexta 13 – Noite das Bruxas, na categoria Festas e Feiras.

As 20 finais regionais corresponderão a 20 programas em direto, transmitidos a partir dos municípios mais pequenos a concurso, onde irão ser diretamente apurados os 20 vencedores (um por distrito) através do maior número de votos do público.

Depois, a 16 de agosto, irá ser realizado um programa de repescagem onde o voto popular irá decidir quais os oito repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Os 28 semi-finalistas irão ser distribuídos por critérios de proximidade geográfica em duas semi-finais, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto, onde serão apurados os 14 finalistas.

No dia 5 de setembro será realizada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® – Sical, no prime-time da RTP.

O Conselho Científico, um órgão constituído para apoiar a organização deste concurso na elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas e nas tomadas de decisão, tendo o objetivo de libertar a Organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando, assim, a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo, conta com os seguintes membros: Associação Portugal Genial; CREARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património; CNC – Centro Nacional de Cultura; Fundação Inatel; Joana Vasconcelos, Secretaria de Estado – Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Turismo de Portugal.

Este projeto conta ainda com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

loading...
Share.

Deixe Comentário