Os comerciantes da Alameda do Tabolado vão poder usar até dia 1 de setembro o espaço verde no jardim com o mesmo nome, de forma a ter esplanada mais alargada de forma permanente, explicou o presidente.

Nuno Vaz explicou que aquela alameda terá trânsito cortado entre as 19h e as 2h, após um pedido feito pelos cafés, restaurantes e hotel da alameda, o que permitirá usar aquele espaço para esplanada, mas também o espaço verde sem restrições de horário a não ser o de funcionamento dos estabelecimentos.

“Estas decisões terão de ser sempre operacionalizadas do ponto de vista técnico e após pedido de licenciamento para esplanadas”, lembrou.

“Esta decisão permite ter um compromisso entre os direitos dos cidadãos moradores naquela zona, como o direito ao sono e ao descanso, e o equilíbrio, direito e expetativa legítima dos comerciantes de verem o seu espaço útil reforçado após as restrições devido à pandemia de covid-19”, acrescentou.

Nuno Vaz aproveitou ainda para esclarecer que a medida criada pela Câmara de Chaves no concelho para o aumento de explanadas contempla a isenção do pagamento da taxa, mas não isenta o pedido de licenciamento.

“O comerciante terá sempre de identificar a área que pretende, as condições, o afastamento das mesas que vai implementar e a área pública a ocupar, para ser alvo de análise técnica e validação. O comerciante não terá que fazer nenhum pagamento em dinheiro da taxa que habitualmente é cobrada”, sublinhou.

loading...
Share.

Deixe Comentário