O Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães participou em mais uma mobilidade, no âmbito do projeto “Listen, look and take part in! This our cultural heritage!” integrado no programa Erasmus+.

Como já foi dito numa notícia anterior, este agrupamento, juntamente com escolas de mais cinco países – Croácia, Espanha, Inglaterra, Itália e Turquia – estão a realizar um projeto com a duração de dois anos letivos (2018-2020). Em março deste ano foi realizada a primeira mobilidade a Caudete, Espanha. A segunda mobilidade em Šenkovec, na Croácia, entre os dias 7 e 13 de maio, explicou a equipa coordenadora do agrupamento escolar flaviense. Neste intercâmbio participaram quatro alunas e duas professoras.

Durante toda a semana, e cumprindo os objetivos gerais do projecto, a comunicação foi em língua Inglesa e houve lugar a aprendizagens acerca das heranças e tradições culturais, que foram desde a música, dança, jogos, conhecimento de locais de interesse, especialmente na região de Međimurje, onde se encontra situada Šenkovec e outros locais de interesse paisagístico, como os Lagos Plitvička, Património da Humanidade desde 1979.

No primeiro dia realizou-se uma cerimónia com atividades ilustrativas da cultura e tradições locais, todas protagonizadas pelos alunos e professores da Escola OŠ „PETAR ZRINSKI‟ ŠENKOVEC. Estas atividades consistiram em danças tradicionais, músicas/canções, entre outras. Para acolherem todos os participantes da melhor maneira, os alunos da escola anfitriã apresentaram, a cada país participante, o respetivo Hino Nacional na língua materna de cada um desses países. Alunos e professores ficaram absolutamente maravilhados ao ouvir o seu Hino cantado por alunos croatas.

Nesse mesmo dia, da parte da tarde, realizaram-se jogos tradicionais croatas, que são semelhantes a alguns portugueses. Afinal, somos todos diferentes, mas ao mesmo tempo todos iguais, constataram as alunas e professoras participantes.

Durante os dias seguintes houve uma diversidade de atividades: workshops de dança, manualidades, cestaria tradicional, pintura, visitas de estudo, momentos de convívio e, claro, reuniões de trabalho para dar continuidade ao projeto. Em todas as atividades houve uma grande participação e empenho de todos.

“A visita aos Lagos Plitvička, que se encontram num enorme parque florestal natural, foi absolutamente maravilhosa ainda que extremamente cansativa devido, não só à distância de Šenkovec, mas também devido à extensão do percurso realizado no parque. Foi uma semana memorável que certamente alunas e professoras não esquecerão, recordam já com saudade.

O grupo flaviense agradece aos encarregados de educação de todos os alunos participantes “pela oportunidade que lhes deram de viver uma experiência desta natureza”.

 

 

loading...
Share.

1 comentário

  1. É bom ver os nossos jovens ativos e que gostam de participar em atividades extra-escolares, permitindo-lhe outros saberes, culturas e conhecimentos.
    Francis Bacon dizia “Viajar, para os mais jovens, é parte da sua educação; para os mais velhos, parte da sua experiência”. Parabéns a todos os participantes no Erasmus+ e aos Pais que incentivam os seus filhos a participar.

Deixe Comentário