A viagem de final de ano e programação das férias letivas do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) de Casas dos Montes procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, estabelecendo uma ligação privilegiada com a cultura, a arte e a natureza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPara assinalar o final de ano letivo, o CATL organizou uma viagem, na passada sexta feira, até à cidade do Porto com algumas visitas programadas.

A centenária Livraria Lello, reconhecida pelo seu valor histórico e artístico, constituiu a primeira paragem obrigatória.

Considerada em 2010 como a terceira Livraria mais bela do mundo, as crianças tiveram a oportunidade de estabelecer contato com uma vasta exposição de livros das mais variadas áreas, ex-libris da divulgação da cultura portuguesa, da cidade do Porto, símbolo de uma arquitetura, estilo e decoração interior únicas de uma livraria que guarda a memória do passado.

Ari Barbosa adora ler e ficou deslumbrado com tantos livros, sobretudo relacionados com o reino animal, que mereceram a sua atenção. “Gosto muito de cavalos, são grandes e bonitos, e aqui tem muitas imagens de cavalos lindos”, disse.

Cultura, arte e natureza

A Torre dos Clérigos foi outro marco histórico da Invicta visitado, tal como a Igreja anexa. O monumento está a comemorar 250 anos de existência com várias iniciativas entre as quais, algumas dirigidas às crianças. A subida à Torre de 75 metros feita por uma escada em espiral reuniu as preferências do grupo. Rodrigo Graça contou os degraus “são 240”, disse, um pouco cansado mas entusiasmado com a vista panorâmica. “Foi uma experiência única. No início estava com um pouco de receio, mas depois de ver que as escadas eram de pedra já não tive medo e a vista é impressionante”, acrescentou o aluno, de nove anos.

Pedro Jesus não teve medo das alturas e já pediu em casa para ser “o próximo passeio em família”, porque “vale a pena repetir”, disse.

“Arte Vida /Vida Arte – Revelações de Energias e Movimentos da Matéria” é o tema da exposição patente no Museu de Arte Contemporânea de Serralves que os alunos do CATL tiveram a oportunidade de visitar com o apoio de uma guia.

Com uma peculiar ligação entre a arte e a natureza é composta por obras feitas a partir de raízes e troncos de árvores, bambus e vides.

A monitora de desenvolvimento educativo mostrou-se impressionada com a interação do grupo, “tiveram um bom feedback e este tipo de iniciativas pretende exatamente a abertura de espírito, para que olhem para o mundo que os rodeia, de forma diferente”, salientou Raquel Correia.

A visita estendeu-se ao Parque de Serralves, rico pela sua natureza, jardins, fauna e flora.

Programa de férias

Lanche convívio no Santuário da Sra. da Aparecida, Swim pula – tarde de piscina no Rebentão, tardes de cinema, jogos de mesa, artes e pinturas, modelagem de balões, torneios de ping-pong e de playstation, cozinha divertida e atividades desportivas fazem parte do plano de atividades de férias do CATL.

“Valorizar a componente educativa, lúdica e recreativa, fomentar o conhecimento através da experiência e da observação e proporcionar o contato com novas realidades” são de acordo com a professora Ivone Roxo e a monitora karina Rodrigues os principais objetivos.

 

Sandra Gonçalves

 

 

 

 

 

loading...
Share.

Deixe Comentário