Depois de ser lançada a primeira pedra, em maio de 2016, a tão aguardada inauguração do ibis Styles Grande Hotel de Chaves aconteceu no passado dia 27 de novembro.

Este hotel, pertencente ao Grupo Accor, nasceu bem no centro da cidade, no lugar do icónico Grande Hotel de Chaves, prestigiado hotel construído na década de 1920. Esta unidade hoteleira tem 58 quartos individuais, duplos e suites, todos equipados com a Sweet Bed by ibis Styles, que, de acordo com o grupo Accor, são camas de elevado conforto. O hotel dispõe ainda de restaurante, bar, um espaço para crianças, pequeno-almoço buffet e receção aberta 24 horas.
Aproveitando as águas termais este hotel conta com um sistema de aquecimento por geotermia. Estas águas circulam num percurso que aquece a rede hidráulica do hotel, propagando o seu calor para os vários espaços do edifício, através do piso radiante. As águas de nascente não termais são também aproveitadas, desta feita para uso dos sanitários de todo o hotel. Devido a este aproveitamento das águas, e também a outras medidas, como a colocação de janelas de vidro duplo e ainda o uso exclusivo de lâmpadas 100% LED, este hotel consegue uma eficiência energética e um respeito pela sustentabilidade do planeta.
A herança histórica romana e medieval da cidade flaviense inspiram a decoração deste hotel. Segundo o grupo Accor, esta é a abertura mais recente da marca em Portugal, contudo é a que mais história tem. Aquando das escavações arqueológicas realizadas durante a construção deste hotel foram descobertos dois poços medievais e uma conduta romana, que podem ser vistos no hotel através de um pavimento vítreo colocado na sala de refeições. Os hóspedes deste hotel podem ainda observar vestígios romanos e medievais autênticos, encontrados durante as escavações, expostos cronologicamente ao longo das áreas comuns.
Este hotel nasceu na cidade de Chaves por vontade de Celeste Dubrule, esposa de Paul Dubrule, um dos fundadores do grupo Accor, que apesar de ter nascido em Penafiel se considera flaviense, pois foi a cidade onde viveu antes de partir para França, aos 18 anos, em busca de uma vida melhor.
Paul e Celeste Dubrule estiveram presentes na quarta-feira, dia 27, na inauguração. Esta flaviense de coração mostrou-se muito emocionada durante o seu discurso, e agradeceu a toda a gente que tornou este seu sonho realidade, em especial ao seu marido.
Também Nuno Vaz, presidente da Câmara Municipal de Chaves, discursou após o descerramento da placa e referiu que este hotel nasce do amor: do amor que este casal tem um pelo outro e do amor que Celeste Dubrule tem pela cidade de Chaves.
Todos os convidados presentes puderam visitar as instalações do hotel e degustar algumas iguarias enquanto conviviam e ouviam música ao vivo.
Com a abertura deste hotel Portugal passa a contar com 24 unidades da família ibis, composta pelas marcas ibis, ibis Budget e ibis Styles.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário