A Associação Social e Cultural de Paredes do Rio promove, no próximo dia 6 de Janeiro, o tradicional “Cantar dos Reis”. Oportunidade para Barroso voltar a reviver uma das mais alegres tradições comunitárias.

Com o apoio da Câmara Municipal de Montalegre, a Associação Social e Cultural de Paredes dos Rio volta a organizar o típico “Cantar dos Reis”, no próximo dia 6 de Janeiro a partir das 19 horas.

Sobre esta tradição lembramos as palavras de José Carlos Moura, presidente da associação: «o cantar dos reis já se realiza há muito tempo e de alguns anos para cá também tomamos a iniciativa de realizar um jantar convívio com os nossos amigos e com todas as pessoas que aparecem».

População Convidada

A organização do certame apela à visita de uma tradição com muitos adeptos e que cativa diferentes gerações. Pela aldeia há canções interpretadas pelos populares: «o grupo é composto por todos os populares. Muitas vezes chegamos às casas e estão vazias. Dessa forma, os donos da casa saem do grupo, abrem-nos a porta, trazem uns biscoitos e uma garrafa de vinho do Porto e fazemos um pequeno, mas alegre convívio», conta José Carlos Moura.

O “Cantar dos Reis” tem implícita a recolha de ofertas. Estas oferendas não são só monetárias. Em tempo de matança do porco oferecer fumeiro torna-se quase obrigatório e as garrafas de vinho do Porto e champanhe já são da praxe.

Depois do arremate das oferendas segue-se o jantar-convívio onde vai ser possível apreciar a boa chouriça da terra bem como outras iguarias.

loading...
Share.

Deixe Comentário