Mudar comportamentos em relação à mobilidade, tem-se tornado uma necessidade cada vez mais urgente. Cada dia somos mais sedentários, temos mais dificuldade em encontrar tempo para manter-nos ativos. Muitas pessoas passam grande parte do dia sentadas em frente a uma mesa ou um ecrã, ou mesmo no trânsito. A Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro, é um bom momento para refletir sobre a necessidade de nos tornarmos mais ativos.

A participação de cidades como Chaves, desde o início desta iniciativa europeia, ou o sucesso de Lisboa ganhando o prémio European Mobility Week 2018, são evidências do contributo de Portugal para tornar a mobilidade sustentável.
Este ano, sob o tema “Caminhar e Pedalar em Segurança”, o município de Chaves tem organizado um conjunto de iniciativas destinadas a refletir sobre um dos maiores desafios deste século: a mobilidade urbana e a necessidade de realizar exercício físico. O objetivo é consciencializar e proporcionar aos cidadãos oportunidades para andar a pé, de bicicleta ou de transporte público, em vez do automóvel particular, e, ainda, informá-los sobre os benefícios da atividade física no seu dia a dia. É possível redescobrir a cidade, num ambiente mais saudável e agradável, realizando uma caminhada, alugando uma bicicleta de forma gratuita ou desfrutando de “Music Session” no interior dos transportes urbanos.
Este grande desafio de nos tornarmos mais ativos não pode ficar reduzido a esta Semana, pelo que diferentes profissionais da saúde, além de lembrar a importância de andar a pé e utilizar a bicicleta ou um meio de transporte coletivo para deslocar-se até ao local de trabalho ou à escola, alertarão sobre os riscos da inatividade física. Sob o slogan “Move-te pela tua Saúde’’ informarão, quer a comunidade escolar quer a comunidade em geral, sobre os benefícios da atividade física para a saúde e de como integrá-la na vida diária sem grandes custos. Incidirão na promoção da saúde no local de trabalho fomentando exercícios físicos que promovem o bem-estar físico e mental. E ainda, estarão disponíveis para partilhar experiências e responder a dúvidas sobre a mobilidade e a saúde. Esta iniciativa terá lugar no dia 20, das 09h30 às 12h30, no Largo General Silveira.
Como é habitual, a Semana finalizará com o Dia Europeu Sem Carros. Não podemos esquecer que o número de veículos nas estradas, bem como o trânsito urbano, continua a aumentar, deteriorando a nossa qualidade de vida por causa do ruído e da poluição do ar.
Estas iniciativas traduzem-se em ganhos económicos, na saúde e no ambiente. Além de reduzir o ruído e o stress, protegem a qualidade do ar reduzindo as emissões de CO2 e contribuindo para a mitigação do aquecimento global.
Fica o desafio do vídeo realizado para a campanha promocional deste ano, que nestes dias será exposto nos centros de saúde: “mesmo num dia de trabalho mantém-te ativo e caminha connosco”.

Rosa R. Crespo

loading...
Share.

Deixe Comentário