Camião da Esperança atravessou o país para diagnosticar a disseminação da covid-19 nas populações do interior.

O Camião da Esperança terminou a sua primeira missão no passado domingo. Durante 30 dias, percorreu 21 municípios, de Trás-os-Montes ao Alentejo, numa viatura preparada e equipada para realizar testes de diagnóstico ao novo coronavírus (SARS CoV-2). Realizou 2502 testes a profissionais de saúde, bombeiros, forças policiais, em lares de terceira idade, instituições de solidariedade social, comunidades roma e populações locais,  apoiando as autoridades de saúde e os municípios na luta contra a disseminação da covid-19. Com cerca de 114 testes em cada município, foram identificados, no total, 46 casos positivos.

A atividade clínica do Camião da Esperança foi coordenada pelo médico Alexandre Rebelo-Marques, que considerou esta “experiência extenuante, mas ao mesmo tempo extremamente gratificante.” Após milhares de quilómetros de viagem, afirmou que “as pessoas envolvidas no projeto marcam a minha vida para sempre. Foram trinta dias de sangue, suor e lágrimas.”

Paulo Costa, que idealizou e coordenou todo o projeto, corrobora a ideia: “Esta foi a experiência mais intensa e emotiva em que participei. Com mais de 20 anos a organizar eventos de projeção internacional, esta iniciativa, tão perto e tão próxima das gentes e dos territórios que ao longo destes anos sempre valorizamos, foi, sem dúvida, a mais gratificante que vivi até hoje.”

Com o mote “Um gesto muda tudo”, o Camião da Esperança contou com um equipa constituída por 14 profissionais, em que se incluem dois médicos, três enfermeiros, uma equipa da TVI, que acompanhou todo o percurso, e a equipa da GlobalSport, que operacionalizou no terreno todas as atividades.

O Camião da Esperança foi uma iniciativa promovida pela Galp, TVI, Rádio Comercial, e teve o apoio da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), KPMG, Mundipharma Portugal, Nasamotor, Planetiers, Sabseg e Unilabs.

Entretanto, face à solicitação de várias entidades e municípios, os parceiros envolvidos avaliam a possibilidade de uma segunda missão para o Camião da Esperança.

loading...
Share.

Deixe Comentário