No passado dia 14 de agosto, a Praça do Município de Boticas acolheu a 6ª edição do Concurso de Cão de Gado Transmontano, iniciativa promovida pela Câmara de Boticas, com o apoio da Associação de Criadores de Cão de Gado Transmontano (ACCGT), do Clube Português de Canicultura (CPC) e da Trás-os-Vet – Sociedade de Medicina Veterinária.

Este concurso tem como finalidade divulgar e promover esta raça canídea, originária do nordeste de Trás-os-Montes e considerada Património Genético da região.

Segundo informação disponibilizada no site da Câmara Municipal de Boticas, esta “é uma das mais importantes raças caninas portuguesas, detentora de características próprias, associadas ao mundo rural e à pastorícia, e tem como função principal guardar e proteger os rebanhos de possíveis ataques de predadores”.

Participaram nesta atividade cerca de meia centena de exemplares desta raça, avaliados nas diferentes categorias por Catarina Molinari, juíza do CPC.

No final de cada uma das categorias foram entregues os respetivos troféus aos canídeos. Os prémios foram entregues pela vereadora da autarquia Maria do Céu Fernandes.

loading...
Share.

Deixe Comentário