O Centro de Artes Nadir Afonso em Boticas acolhe nos próximos meses a exposição “Nadir Afonso – Nadir nas Cidades”. A exposição surgiu por ocasião do aniversário do nascimento do artista.

Foi inaugurada, no passado dia 5 de dezembro, no Centro de Artes Nadir Afonso, em Boticas, a exposição “Nadir Afonso nas Cidades”, com a curadoria de Bernardo Pinto de Almeida.

Trata-se de uma exposição que reúne 57 obras do artista, e é baseada nos últimos 30 anos de Nadir Afonso.
Bernardo Pinto de Almeida explica que “esta exposição é uma espécie de síntese da última fase da obra do artista. Nos últimos 30 anos o pintor fez uma evolução sensível, partiu da abstração para uma dimensão de novo figurativa, onde surgem as cidades”.

Para o curador, Nadir Afonso “foi um grande arquiteto, que abandonou a profissão, mas nestas obras volta à arquitetura. Aqui o artista junta as figuras geométricas de uma nova maneira, e temos as cidades”.

A inauguração contou com a presença de Laura Afonso, viúva do Mestre Nadir Afonso e responsável pelo espaço, e Fernando Queiroga, presidente da Câmara Municipal de Boticas.

Segundo Fernando Queiroga, esta exposição teve como objetivo “relembrar o mestre” e assinalar o 98º aniversário de nascimento de Nadir Afonso (dia 4 de dezembro).

No futuro, para além das exposições que possam surgir, “os 100 anos do artista serão assinalados de uma forma diferente”, garantiu o autarca.

“Nadir Afonso – Nadir nas Cidades” está patente ao público no Centro de Artes em Boticas e a entrada é gratuita.

Catarina Garcia

loading...
Share.

Deixe Comentário