Decorreu no passado fim-de-semana, no Pavilhão Rosa Mota, o XXXVI Torneio da ATM Porto, que pontuava para a Classificação Nacional de Atletas, onde o CTM de Chaves arrecadou dois títulos: um individual, por Maria Matos, em Iniciados Femininos, e um por equipas, em Infantis Femininos.

Em Cadetes Femininos, Margarida Matos(CTM Chaves) ficou na 5º posição, após derrota( 2-3) com a vencedora Rita Fins, numa partida muito equilibrada. Daniela Moura ficou na 6ª posição e Juliana Carneiro na 10ª posição. Por equipas o CTM Chaves ficou na 3ª posição.

Em Cadetes Masculinos, o russo Petr Fedotov derrotou na final Gonçalo Amorim (Juventude Sanguedo). Na terceira posição classificaram-se Rodrigo Cruz (AAA Guilhabreu) e Roberto Fernandes (São Cibraão). Francisco Moura, com excelente prestação, classificou-se na 5ª posição após derrota com o russo, vencedor do Torneio.

 

Nos escalões dos mais novos – Iniciados – José Magalhães (C Atlântico Madalena) e Maria Matos (CTM Chaves), sagraram-se vencedores, depois de derrotarem nas finais, respetivamente, Jaime Bessa (C Atlântico Madalena) e Joana Santos (Clube Vila Real).

 

Por equipas registou-se o triunfo do C. Atlântico da Madalena, em rapazes, e do Club Vila Real, em raparigas. As meninas do CTM Chaves, Ana Chaves, Maria Matos, Matilde Pinheiro e Francisca Ferreira (estreante) tiveram um comportamento com bom nível. As 3 primeiras passaram de grupo, demonstrando cada vez mais uma melhor autonomia de jogo, sendo de salientar as boas prestações na fase de grupos que as levaram à fase final.

Na fase final Matilde ultrapassa a primeira adversária, vindo a perder na segunda eliminatória por 2-3, com Inês Assunção, ficando num honroso 6º lugar. Ana Chaves bateu-se com muita energia, mas a experiencia da adversária foi superior. Na final, as atletas Maria Matos (CTM Chaves) e Joana Santos (Clube Vila Real) bateram-se até ultimo ponto, tendo a atleta flaviense conseguido mais uma vitória folgada, frente a uma atleta que tem melhorado de forma significativa o seu estilo de jogo. A equipa feminina do CTM Chaves ficou na 2ª posição no podium.

No Domingo, disputou-se a prova de infantis, tendo o CTM Chaves apresentado a vencedora da prova de iniciados do dia anterior, Maria Matos, e as vice campeãs nacionais Inês Carneiro, Liliana Esteves e Tatiana Nogueira. Todas elas ultrapassaram a fase de grupos e alcançaram o mapa final das 16 primeiras.

Ditou o sorteio que as atletas Maria Matos e Tatiana Nogueira se defrontassem logo na primeira ronda, tendo a primeira vencido com naturalidade. Maria Matos na meia-final encontra a atleta Inês Sousa, mais velha e experiente, que se sagraria vencedora da prova. Jogo muito interessante, com vitória difícil para a atleta portuense.

A melhor prestação das atletas do clube acabaria por pertencer a Inês Carneiro que levou de vencida todas as adversárias que lhe couberam em sorte até atingir a final. Final com a atleta do Porto, Inês Sousa, que tinha eliminado Maria Matos. Num jogo muito bem disputado, a atleta flaviense acabou por sair derrotada por 3-1, terminado assim num brilhante 2º lugar.

Graças à prestação de todas as atletas a equipa subiu ao lugar mais alto do pódio para receber o troféu de 1ª Classificada por Equipas.

Para o presidente e treinador José Matos, este foi um “torneio importante que antecede os Campeonatos Nacionais. Alguns atletas do CTM Chaves são referência Nacional, como o caso de Maria Matos, Inês Carneiro, Alexandra Pisco, Daniela Moura, Margarida Matos, João Imaginário e Francisco Moura. Nas vitórias e derrotas, temos que saber geri-las, podendo acontecer quando menos esperamos; mas o mais importante é a regularidade que alguns destes atletas têm vindo a demonstrar. Também é aqui que entra o mérito desportivo, muito difícil de alcançar em qualquer modalidade de âmbito Nacional, e estes atletas têm o grande mérito de serem dos melhores de Portugal. É este valor desportivo e de formação social que queremos manter neste Clube como referência para os mais novos”, concluiu.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário