Durante três dias, os observadores de aves e apaixonados pela natureza estiveram em vários locais do concelho de Montalegre para analisar e fotografar algumas das espécies mais emblemáticas da região. A iniciativa, promovida pelo Clube Papaventos, em parceria com o Ecomuseu de Barroso, contou com o apoio do município de Montalegre.

www.cm-montalegre.pt__srcdaO encontro “Aves de Barroso” é uma atividade da iniciativa do Papaventos – Clube de Desportos de Montanha de Montalegre, tendo como parceiros o município de Montalegre, Ecomuseu de Barroso, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves; juntas de freguesia de Tourém e Pitões das Júnias e uma seguradora local. Falamos de um evento que reuniu observadores de aves e apaixonados pela natureza, com o objetivo de «visitar alguns locais da região de Barroso para tentar observar e fotografar algumas das espécies emblemáticas tais como a escrevedeira-amarela, a sombria, o picanço-de-dorso-ruivo, a alvéola-amarela, o chasco-cinzento, o dom-fafe, a petinha-das-árvores, o tartaranhão-azulado, o cartaxo-nortenho, entre outras». Foi intenção da organização «fomentar um ambiente de convívio e partilha de experiências, com saídas de campo em grupo (conduzido por uma pessoa conhecedora da região), piqueniques, jantares, etc.». A juntar à procura de espécies “alvo”, «houve ainda lugar a palestras, formação na introdução à observação de aves, atividades para sensibilização aos alunos da escola de Montalegre, workshop de fotografia de aves, etc.».
Este ano o destaque foi para a presença dos alunos do agrupamento de escolas Dr. Bento da Cruz, que puderam observar as mais variadas espécies de aves no primeiro dia do evento.
Em nome da organização, José Manuel Arantes, do Clube de Desportos Papaventos, fez balanço positivo do evento e realçou a importância «do trabalho com as crianças das escolas sensibilizando-as para a importância da natureza do nosso concelho». O responsável agradeceu ainda a colaboração de todas as entidades envolvidas.

Redação/CM Montalegre

loading...
Share.

Deixe Comentário