As Câmaras de Chaves, Montalegre, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar foram distinguidas no ranking nacional do “Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais”. Indicador analisa e regista as melhores práticas (serviços e informação) disponíveis nos websites dos 308 municípios portugueses.

O estudo foi elaborado pelo Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade de Informação da Universidade do Minho, com o objetivo de avaliar a presença das câmaras municipais portuguesas na internet, tendo em conta os conteúdos, acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização, serviços online e participação eletrónica.
A sessão de apresentação pública relativa ao “Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais” (IPIC) decorreu na semana passada, em Guimarães, e contou com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Letão. O ranking é liderado por Vila Nova de Cerveira.
O portal da internet do município de Chaves ficou em 4º lugar no ranking do IPIC para a região norte, na categoria de média dimensão, nos conteúdos “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização” e “Tipo e Atualização”, distinção recebida pelo vice-presidente da Câmara de Chaves, Francisco Melo.
 “A Câmara de Chaves vê assim reconhecido o seu trabalho, esforço e empenho pela aposta na inovação, interatividade e modernidade do seu portal, tendo em vista a melhoria contínua e a satisfação de servir cada vez melhor os seus munícipes”, lê-se em nota enviada pelo município.
David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre, foi o responsável por receber o galardão que atribuiu o terceiro lugar à autarquia na categoria “Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização”.
“Este tem sido um dos esforços da Câmara de Montalegre, em permitir o maior número possível de acessibilidades às pessoas para que consigam resolver todos os seus problemas sem precisarem de vir fisicamente ao município”, sublinhou o responsável.
Na sessão de entrega de prémios esteve ainda presente o vereador Filipe Nascimento, em representação da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, que se destacou pela disponibilização de conteúdos no seu site, e o presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida. A autarquia de Valpaços recebeu a menção honrosa por estar entre as 10 câmaras melhor classificadas na categoria “Conteúdos: tipo e Atualização”.
A presença na Internet dos municípios portugueses tem vindo a ser objeto de estudo do GÁVEA desde 1999, sendo esta a sua décima edição. Apresenta os resultados das avaliações efetuadas entre novembro de 2018 e maio de 2019 aos 308 sítios web das câmaras municipais portuguesas, por observação direta, de acordo com 32 grupos de indicadores.

 

 

 

 

loading...
Share.

Deixe Comentário