O Auditório Municipal de Boticas recebeu na segunda-feira, dia 27 de janeiro, a sessão escolar do “Parlamento dos Jovens”, uma iniciativa de âmbito nacional desenvolvida pela Assembleia da República e dirigida aos alunos dos ensinos básico e secundário.

Foi sob o tema “Violência Doméstica e no Namoro: da sensibilização à ação!”, que os alunos do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro deram voz às suas ideias, propondo um conjunto de medidas que visam sensibilizar a comunidade escolar para esta problemática.
De acordo com a autarquia, a sessão contou, entre outros, com a presença do presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, e do deputado da Assembleia da República eleito pelo círculo de Vila Real, Artur Soveral Andrade.
Fernando Queiroga realçou “a participação ativa dos alunos do agrupamento numa iniciativa de carácter cívico e político”, acrescentando que “a opinião dos jovens é fundamental para se construir uma sociedade mais tolerante, equitativa e informada”.
O autarca referiu ainda que “a Câmara Municipal continua a disponibilizar uma verba para que os deputados do parlamento local a possam gerir e aplicar tendo em conta as ideias e o bem-estar geral da comunidade escolar”.
Por sua vez, Artur Soveral Andrade fez uma breve resenha sobre o funcionamento, as competências e a organização da Assembleia da República enquanto órgão de soberania, respondendo às várias questões que lhe foram colocadas pelos intervenientes.
O deputado ficou agradado com “o interesse demonstrado pelos jovens botiquenses neste projeto, bem como a forma exemplar como expressaram as suas ideias e abordaram um tema tão delicado, através de um debate democrático, onde todas as opiniões foram importantes”.
A sessão também foi marcada pela tomada de posse dos novos deputados locais, eleitos para representar o ensino básico do agrupamento escolar na sessão distrital agendada para o dia 9 de março, em Vila Real.
loading...
Share.

Deixe Comentário