No âmbito da comemoração do centenário da atribuição da mais alta distinção nacional, o Colar da Ordem Militar da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito, com o respetivo Grau de Oficial, atribuído em 1919, à então vila e ao Regimento de Infantaria Nº19, as respetivas insígnias estarão patentes ao público até ao final do ano, no Museu da Região Flaviense.

Esta é a mais elevada Ordem Honorífica de Portugal, tendo sido criada pelo Rei D. Afonso V em 1459, sendo uma das mais antigas e exclusivas da Europa. Apenas pode ser outorgada por méritos excecionalmente distintos em órgãos de soberania ou no comando de tropas em campanha, por heroísmo militar ou cívico, por abnegação e sacrifício pela Pátria ou pela Humanidade.

A atribuição deste importante galardão a Chaves foi um acontecimento que, orgulhosamente inflamou os flavienses, e que mereceu o reconhecimento de todos os portugueses, bem visível pela atribuição de nomes de ruas e outras formas de distinção, o valor dos “Heróis de Chaves” que, passado um século, ainda perdura.

loading...
Share.

Deixe Comentário