A Assembleia Municipal de Ribeira de Pena aprovou, a 27 de dezembro, por maioria, o orçamento municipal e os documentos previsionais para 2019.

De acordo com a autarquia, o orçamento do ano de 2019 é marcado por “um enorme rigor no dispêndio dos dinheiros públicos”. Este orçamento conta, desde logo, com duas grandes limitações: uma perda superior a 60% da receita proveniente da venda de energia do aproveitamento hidroelétrico de Alvadia, e a possibilidade de a autarquia ter de pagar indemnizações, no âmbito de vários processos judiciais, num montante superior a 2,5 milhões de euros.

Apesar dos constrangimentos, o executivo municipal pretende implementar, em 2019, o pagamento do prémio de produção pecuária aos agricultores ribeirapenenses e colocar em marcha a execução da rede de saneamento em Alvadia, Lamas, Favais, Escarei, Daivões e Penalonga, com um investimento superior a 1,7 milhões de euros. Para este ano está ainda previsto o arranjo da Zona Industrial do Entroncamento, orçada em 450 mil euros, e o início das obras de requalificação da Piscina Municipal Coberta.

Ao mesmo tempo, refere a Câmara de Ribeira de Pena na sua página oficial na internet, a regeneração urbana será também uma prioridade, nomeadamente na área envolvente dos Paços de Concelho e na zona ribeirinha de Cerva, com vista a tornar estes espaços mais atrativos e funcionais.

Por outro lado, “prevê-se lançar o procedimento de revisão do Plano Diretor Municipal, de modo a transformá-lo numa ferramenta de promoção do desenvolvimento do território e da fixação da população”, acrescenta.

Na área social, vai ser dada continuidade aos projetos e medidas já existentes e está ainda previsto o lançamento de um programa de apoio à realização de pequenas obras de beneficiação de habitações da população mais carenciada. Neste domínio, importa referir que as verbas afetas às funções sociais representam 64,22% do valor do orçamento, sendo que as funções económicas correspondem a 27,48% do total.

“Em 2019, o executivo municipal envidará todos os esforços para implementar esta estratégia e continuar a honrar os compromissos eleitorais, para fazer mais e melhor por todos”, assinala o município.

loading...
Share.

Deixe Comentário