Os três agrupamentos de escolas do concelho de Chaves ocupam os três primeiros lugares no ranking distrital.

A Renascença divulgou o ranking das escolas, com base nas notas dos exames do 9º e 12º anos – realizados no ano de 2019 – e considerando apenas as escolas onde foram realizados 100 ou mais exames no conjunto dos oito mais concorridos (Português, Matemática A, Matemática Aplicada às Ciências Sociais, Biologia e Geologia, Física e Química, História, Filosofia e Geografia), no qual os três agrupamentos escolares do concelho de Chaves surgem nos três primeiros lugares a nível distrital.

O Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães obteve o primeiro lugar do ranking distrital (76º nacional), o Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins ficou em segundo lugar (159º nacional) e o Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo aparece a fechar os três primeiros lugares (201º nacional).

“[Este resultado] É motivo de orgulho pelo trabalho dos alunos. Claro que há opiniões divergentes sobre os rankings, sobre os critérios destes, mas aquilo que há é este indicativo, que não passa disso, mas comunica-nos o trabalho de cada escola. Felizmente o nosso agrupamento tem estado sempre entre as primeiras escolas. Independentemente da importância que se possa dar aos rankings, o facto é que alguns critérios já foram alterados e o resultado mantém-se. Quer dizer que há alguma estabilidade na vida do agrupamento, nomeadamente no trabalho de alunos e professores”, destacou Mário Carneiro, diretor do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães.

O mesmo sentimento de orgulho é partilhado por Joaquim Tomaz, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins: “Este resultado deve-se a vários fatores, principalmente ao trabalho dos alunos, dos professores, da escola, de uma organização feita a longo prazo, de um continuar dos nossos alunos neste sistema de acompanhamento ao longo de todo o percurso escolar, desde o pré-escolar até ao 12º ano, e também dos investimentos realizados pela autarquia. Existe um esforço diário de tentar fazer sempre melhor porque entendemos também que o melhor que se pode fazer pelos nossos alunos é o investimento que se faz na educação, na cultura, na formação deles. E fruto deste trabalho, quer dos professores, quer dos alunos, e das condições que a escola lhes vai dando para que possam trabalhar e se sentir bem, surge este projeto educativo que nos vai dando garantias para que eles possam ter cada vez melhores resultados”.

O mesmo meio divulgou ainda o “Ranking de Sucesso”, sendo que para a sua realização “foram consideradas todas as escolas para as quais é possível calcular o ‘percurso de sucesso’, definido pelo Ministério da Educação como a percentagem de alunos da escola que depois de um percurso sem retenções ao longo de todo o ciclo de estudos em análise obtiveram nota positiva nas provas finais. O cálculo tem em consideração os resultados dos alunos em três anos letivos consecutivos”, pode ler-se no site.

A nível distrital o Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo ocupa o primeiro lugar, estando em 24º lugar no ranking nacional. Já os agrupamentos de escolas Fernão de Magalhães e Dr. Júlio Martins ocupam o 375º e 428º lugares, respetivamente, também a nível nacional.

Paula Barros, diretora do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo, mostrou-se muito satisfeita pelos resultados do seu agrupamento: “É sobretudo motivo de orgulho ter ficado em primeiro lugar a nível distrital no ‘Ranking de Sucesso’, que é no qual temos apostado mais. Claro que o terceiro lugar em que o ‘Ranking Tradicional’ nos coloca é naturalmente também motivo de orgulho, embora nós saibamos que esse ranking é um bocadinho mais cego, porque olha só mesmo para as médias e resultados. A forma como o Agrupamento Dr. António Granjo olha a escola é procurando que todos os professores, todos os diretores de turma, todos os professores titulares de turma olhem aos contextos e colaborem com as famílias a melhorá-los, por isso, neste ranking [do sucesso]efetivamente temos um grande orgulho pelo lugar em que ficámos a nível nacional, e a nível distrital ainda mais”.

A Câmara Municipal de Chaves endereçou, na sua página oficial de facebook, uma nota de congratulação pelos resultados obtidos pelos três agrupamentos escolares: “O município felicita os alunos, docentes, respetivas direções e demais colaboradores dos três Agrupamentos pelos resultados alcançados, que muito orgulham os flavienses”.

Maura Teixeira

 

 

loading...
Share.

Deixe Comentário