Número de visitantes no concelho aumentou 68,4% comparativamente a 2018, revelando a cada vez maior atratividade turística do concelho. Cultura, natureza e gastronomia são os principais motivos que levam os visitantes a escolherem Chaves.

Segundo dados divulgados pela autarquia esta sexta-feira, dia 14, ao longo do ano, o Posto de Turismo, localizado na Praça de Camões, recebeu 23.347 visitantes, dos quais, 52,8%, eram turistas estrangeiros. Destes, 35% eram provenientes da vizinha Espanha, seguindo-se França, Brasil e Reino Unido.
O município lembra que “o crescimento tem ocorrido ao longo do último triénio, 2017-2019, período em que o acréscimo do número de visitantes recebidos no posto de turismo foi superior a 230%, revelando uma progressiva capacidade de atração de visitantes”.
Quanto às motivações para a escolha da cidade de Chaves, os visitantes apontam a cultura, a natureza e a gastronomia, como as principais razões, mas também a aventura, a saúde e bem-estar.
Neste contexto, a excelência cultural do concelho, patente no seu rico património, foi a motivação de visita mais referida pelos visitantes (87%), evidenciando-se a Ponte Romana, o Museu da Região Flaviense, o Museu Militar e o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso. Segue-se depois a mítica “Rota da EN2”, que se destaca como estrada de paisagem única na europa e uma das três estradas em todo mundo nesta tipologia de excelência.
“Chaves afirma-se como destino turístico nos circuitos nacionais e estrangeiros, prevendo-se que a tendência de crescimento se mantenha, e se reduza o impacto dos fenómenos de sazonalidade, estando, para o efeito, a serem desenvolvidas diversas ações alinhadas com a Estratégia Nacional de Turismo 2027”, sublinha a Câmara de Chaves.
*foto: Chaves Intemporal
loading...
Share.

Deixe Comentário