Entrou primeiro no campo do Sr. da Piedade o Bonito, do Morais/Nuno Duarte. Entrada triunfal, cabeça bem levantada a apipar como que a saudar todos os presentes. Chegado ao meio do terreiro, agora somente a bruar, volta-se para o sítio donde ele sabe que virá o seu opositor e serenamente aguarda.

Veio logo de seguida o Cabano, do José Silva, focinho no chão a cheirar os rastos do Bonito, mais discreto, apenas a dar sinais de pujança à entrada do campo. Depois, é a carranca habitual. Ambos se quadram em espera. O público presente observa e dá palpites. “O Cabano é menos boi e a galha também não ajuda. A diferença de peso pouco irá além dos 50 kgs com vantagem para o Bonito”, diziam.

E a Chega começa. Com um golpe de mestre do Bonito que atinge o outro com galhada certeira na cabeça. A partir daqui em diante, o Cabano que pareceu mais liador amarra o adversário que assim não poderá jogar as suas perigosas farpas. Apesar da diferença de peso, raramente o Bonito levou o Cabano, que de resto tomou a seu cargo quase todas as iniciativas da luta. Ao contrário do que é habitual em bois barrosos, a Chega, aparte um ou outro momento, não foi nada agressiva. Os bois ou se junguiam por iniciativa do Cabano ou se postavam quedos frente a frente com os focinhos junto ao solo durante algum tempo. A chuva impiedosa deu em cair forte e continuada. Durante toda a Chega, a chuva não deu tréguas. Os minutos corriam e os bois cansavam sobretudo o Bonito que muitos julgaram estar a perder fulgor, a avaliar pelo acelerar da respiração.

Pouco faltava para se completar meia hora de Chega e o Cabano entrou a matar sobre o Bonito, levantou-o e levou-o de rojos, mas foi o seu fim. O Bonito só esperou o momento e numa arrancada atravessa o Cabano que foge, ficando o Bonito de cabeça levantada em sinal de vitória que os seus donos festejaram. Os amigos e aficionados rodearam o boi para, de perto, ver e admirar o campeão. Uma palavra de apreço para o Cabano que se revelou um grande boi frente a um poderoso adversário. De raça, sabe liar, com menos peso pouco mais se lhe poderia pedir e só foi pena ter pela frente o campeão em título.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário