De 9 a 11 de novembro a freguesia da Madalena recebe a iniciativa “Lenda de São Martinho”, projeto vencedor do Orçamento Participativo de Chaves no ano passado.

Gastronomia, muita música e tradição são os três pontos que irão caracterizar este evento.
No sábado e no domingo, dias 9 e 10 respetivamente, haverá, entre as 9h e as 22h, Feira de Produtos Regionais nos Largos de Santa Maria Madalena e da Aula de Anatomia. Nos três dias haverá roteiro gastronómico nas tascas e restaurantes aderentes com vários pratos típicos e petiscos, e magusto gratuito no Largo de São Roque.
Durante todo o evento a animação musical não vai faltar com a atuação de vários grupos de música tradicional. No sábado à noite destaque para o espetáculo musical com o grupo “7 Saias” a atuar no Terreiro da Madalena.
No domingo o destaque vai para a encenação d’ “A Lenda de São Martinho” pelo Teatro Experimental Flaviense.
Na segunda-feira, dia de São Martinho, este evento encerrará às 22h com um espetáculo pirotécnico, que acontecerá também nas noites de sábado e domingo.
Este evento surge depois de no ano passado esta ter sido a proposta mais votada no Orçamento Participativo, com 75% dos votos, ficando assim os custos ao encargo do município flaviense. “A Festa de São Martinho normalmente é festejada em cada bairro, em cada aldeia separadamente. A ideia é fazermos um evento com alguma dimensão e que as pessoas venham até à freguesia. Aproveitámos o Orçamento Participativo para fazer uma proposta. E vamos então nestes três dias ter aqui um grande evento com muitas tendas, muita animação e muita música”, referiu João Pinto, presidente da Junta de Freguesia da Madalena e Samaiões.
No ano passado a Junta de Freguesia da Madalena e Samaiões já tinha organizado, por conta própria, uma festa de São Martinho mas com menor dimensão. Contudo as condições climatéricas não foram as mais favoráveis e a iniciativa não correu como previsto. Assim, este ano haverá uma tenda na qual atuará o conjunto podendo as pessoas estar mais abrigadas se a chuva voltar a não dar lugar ao “verão de São Martinho”.
Desde o início que um dos grandes desígnios desta Junta de Freguesia é dar mais vida à margem esquerda do rio Tâmega. De acordo com João Pinto, esta iniciativa é mais uma forma de cumprir esse propósito: “Temos criado vários eventos aqui na freguesia, nomeadamente o Mercado da Madalena [que acontece no segundo e quarto sábados de cada mês], as verbenas no Jardim Público, que são uma reativação daquilo que acontecia nas décadas de 80 e 90, também o Passeio das Merendeiras, e este é mais um evento a acrescentar. Esperamos o maior número possível de visitantes. Queremos que as pessoas tenham a noção que esta Junta de Freguesia se tem empenhado em dinamizar e dar vida a esta zona da cidade. Por isso agradecemos que muita gente venha cá e que festeje connosco o São Martinho”.
“Pedimos que participem e que passem a mensagem, porque só assim conseguiremos levar a Madalena à dimensão que temos prevista e que prometemos”, concluiu.
Este evento tem a organização conjunta da Junta de Freguesia da Madalena e Samaiões e da Câmara Municipal de Chaves.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário