Dias 9, 10 e 11 de novembro, a vila de Carrazedo de Montenegro, em Valpaços, recebe a XXII edição da Feira da Castanha Judia, um dos eventos com maior expressão da região.

O Pavilhão Rota da Castanha, em Carrazedo de Montenegro, será mais uma vez palco da celebração daquela que é considerada a rainha do concelho valpacense. A castanha tem uma grande representação na economia do concelho de Valpaços, chegando a representar mais que o azeite e o vinho juntos.

Esta é a 22ª edição da Feira da Castanha de Carrazedo de Montenegro, mas é o segundo ano consecutivo no qual é especificada a espécie de castanha judia. “Fazemos questão de identificar e valorizar a castanha com maior expressão em termos de produção em todo o nosso concelho, e que valoriza e enobrece toda a Terra Fria e, naturalmente, o concelho de Valpaços”, explicou Amílcar Almeida, presidente da Câmara Municipal de Valpaços, na apresentação do certame à comunicação social, realizada no passado dia 29 de outubro.

Para além da castanha, nos cerca de 80 stands que irão estar dispostos no pavilhão, não faltarão outros produtos típicos do concelho, como o mel, os vinhos, o azeite, a doçaria, o folar, os enchidos, o artesanato, os licores, com destaque para a jeropiga que, de acordo com o autarca valpacense, “vai sempre bem com a castanha”. Haverá ainda lugar para várias atividades desportivas e também para provas e degustação dos produtos que estarão em exposição.

No dia 9 de novembro, sexta-feira, a abertura oficial do evento está marcada para as 15h30 e contará com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira. À noite a animação musical da XXII Feira da Castanha Judia estará a cargo de “Delfim Júnior & Ympério Show”, às 22h. O pavilhão encerrará às 23h, mas a animação musical estará sempre assegurada após essa hora na Tenda de Gastronomia.

No sábado a feira reabre às 9h. Também para essa hora está marcada a Montaria ao Javali – 5 Matilhas. Durante a tarde haverá animação de rua com concertinas “Bárbara e Diogo” e ainda atuação do Rancho Folclórico de Carrazedo de Montenegro. Às 16h30 haverá um Magusto. À noite os presentes poderão dar um pezinho de dança ao som do Grupo “Costa Verde”.

No domingo, terceiro e último dia do certame e dia de São Martinho, o pavilhão abre de novo às 9h, e às 15h está marcado um novo Magusto. Às 16h decorrerá a cerimónia de entrega dos prémios do concurso da Castanha, e às 18h será servido o maior bolo de castanha. “À semelhança dos anos anteriores, vamos também contar com uma comitiva de Beynat, vila francesa. Já há alguns anos que somos visitados por pessoas desta vila que está geminada com a vila de Carrazedo de Montenegro, e que aqui se deslocam para também ajudar a promover este certame e os produtos que nele assentam. O bolo que nas últimas edições é partilhado no domingo, no final da Feira, teve a sua origem em pessoas portuguesas que residem nesta vila francesa. São pessoas oriundas do nosso concelho que se encontram a trabalhar na área da Pastelaria em Beynat, e são eles que trazem o know-how e os produtos para a confeção do bolo que certamente ultrapassa os 600 kg”, destacou Amílcar Almeida. Neste dia, a partir das 12h estará no recinto da Feira a TVI a fazer a emissão do seu programa de domingo “Somos Portugal”, até às 20h, hora também de encerramento do certame.

“É uma feira que já tem uma expressão significativa, não só na dimensão que representa, nos custos que representa naturalmente para a Câmara Municipal, mas também no retorno que é ainda maior, pelo que este certame deixa de ser despesa e passa a ser investimento. É um evento que tem vindo a subir de notoriedade nos últimos anos. Não temos poupado esforços no sentido de divulgar o que de melhor tem o concelho de Valpaços. No ano passado tivemos a maior Feira da Castanha. Este ano queremos superar esse marco”, concluiu o autarca valpacense.

A Feira da Castanha Judia é uma organização da Câmara Municipal de Valpaços e da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros com o apoio da EHATB-Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, SA.

Maura Teixeira

loading...
Share.

1 comentário

Deixe Comentário