A “Festa das Colheitas” volta a ser, pelo terceiro ano consecutivo, o mote da caminhada que se irá realizar no próximo dia 7 de outubro em Covas do Barroso, no concelho de Boticas.

Aproxima-se o outono e isso é motivo de festa na aldeia de Covas de Barroso. A Associação Ambiental e Cultural Celtiberus, em parceria com o município de Boticas, o Ecomuseu de Barroso e a Junta de Freguesia de Covas do Barroso, organizam um dia repleto de animação, onde o público presente terá a oportunidade de reviver algumas tradições, de conhecer os produtos regionais e de degustar a gastronomia local.

Segundo a organização, todos os anos “são centenas as pessoas que se reúnem para apreciar a gastronomia, as tradições e os costumes deste cantinho trasmontano”.

Depois da caminhada, a festa realiza-se na Quinta do Cruzeiro, no polo do Ecomuseu do Barroso, onde haverá, para além da gastronomia, música tradicional, feira de produtos da terra e uma desfolhada à moda antiga.

“Também o forno do povo ganha vida e coze o tradicional pão de centeio”, adianta a Associação Celtiberus.

Relativamente à caminhada, a distância a percorrer é de 12 quilómetros e será realizada ao longo da aldeia transmontana. Este ano a iniciativa traz novidades para os mais pequenos que terão a oportunidade de optar pela “caminhada” “Arre Burro”, com cerca de cinco quilómetros, ou seja, parte da caminhada poderá ser feita “na companhia do burro mirandês”. Outra das novidades é a animação com o grupo musical Chulada da Ponte Velha e as oficinas de dança tradicional.

“São vários os motivos que o farão deslocar até Covas do Barroso, a paisagem, o sabor da gastronomia, a tradição e à animação estão garantidos”, referem.

Haverá ainda uma exposição fotográfica para ver e vários workshops para participar. A “Festa das Colheitas” arranca às 9h.

Inscrições e mais informações na receção do Boticas Parque de Natureza e Biodiversidade em Boticas, através do endereço eletrónico aacceltiberus@gmail.com ou no site www.boticasparque.com.

 

 

loading...
Share.

Deixe Comentário