Sábado, dia 28, entre as 20h30 e as 21h30 o município de Chaves desliga a iluminação de vários edifícios.

O município de Chaves vai associar-se, uma vez mais, à iniciativa mundial “Hora do Planeta”, lançada desde 2007 pela organização de defesa do ambiente WWF – World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza), com o objetivo de diminuir a utilização da eletricidade, pelo período de uma hora, de modo a sensibilizar a população para a necessidade de combater as alterações climáticas.

A iniciativa “Hora do Planeta” é uma ação simbólica que convida todos os cidadãos, empresas, governos e comunidades a desligar as luzes durante uma hora, em prol da defesa do ambiente e do combate ao aquecimento global, pretendendo ser uma fonte de educação para a cidadania, sensibilizando para a necessidade de alterar comportamentos que potenciem a diminuição da utilização da eletricidade, bem como, o incremento da utilização de fontes de energia renováveis e sustentáveis.

Em Chaves, este sábado, entre as 20h30 e as 21h30, o município vai desligar a iluminação de vários edifícios, nomeadamente dos Paços do Concelho, Torre de Menagem, envolvente do Forte de S. Francisco, Ponte de S. Roque, Ponte Pedonal e interior dos edifícios municipais, de modo a incentivar e sensibilizar todos os munícipes para a participação nesta ação, revelou na terça-feira, dia 24 a autarquia.

Dadas as atuais circunstâncias, o evento presencial foi substituído por formato on line para dar visibilidade à comemoração da Hora do Planeta, através da promoção de eventos individuais desenvolvidos pelas famílias, a partir de casa.

As atividades podem ser enviadas para o email anp@natureza-portugal.org e serão partilhadas no site Hora do Planeta e nas redes sociais de Instagram e Facebook. O desafio lançado é o de cada um poder criar a sua própria Hora do Planeta.

Aqui ficam algumas ideias que podem ser aproveitadas: Cozinhar uma receita que tenha uma base sustentável; um momento de storytelling à volta da natureza; uma atividade que promova o bem-estar e equilíbrio (meditação, yoga); atividades em família com o enfoque no nosso planeta (desenhos, teatralizações, cantigas, música).

“Associe-se também à iniciativa! No dia 28 de março, entre as 20h30 e as 21h30, ‘desligue’ pelo planeta e acenda uma vela para colocar na janela”, convida o município.

Recorde-se que a “Hora do Planeta” é hoje a maior ação ambiental do mundo, mobilizando milhares de milhões de pessoas em mais de oito mil cidades e vilas de 178 países e territórios, incluindo Portugal.

Mais informações acerca do evento em www.wwf.pt

loading...
Share.

Deixe Comentário