A Faculdade de Letras da Universidade do Porto realiza nos dias 28, 29 e 30 de outubro o VIII Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica, que conta com o contributo de conceituados investigadores na área. O encontro inicia no Porto, passa por Baião e termina em Chaves.

O Simpósio, de carácter internacional, pretende, de acordo com a organização, reunir investigadores, professores, estudantes e interessados em Cartografia Histórica e História da Cartografia de matriz lusófona, tendo como objetivo o “aprofundamento de relações entre as instituições de investigação e de ensino superior com a sociedade, contribuindo para a descentralização e a divulgação científica”.
O Programa contempla, no dia 28 (segunda-feira), várias visitas a exposições, estando programadas as comunicações para o dia 29 (terça) e 30 (quarta), no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA), em Chaves. Será ainda inaugurada a exposição “Finis Portugalliae. Nos confins de Portugal. Cartografia militar e identidade territorial”, na Biblioteca de Chaves.
Os painéis abordarão temas como a Cartografia e Toponímia Histórica, Cartografia Temática e Representações Territoriais, Cartografia de Fronteiras e dos Limites, Cartografia Topográfica e Militar, Cartografia Urbana e de Novas Tecnologias, entre outros.
O programa do dia 31 (quinta-feira) contempla uma visita guiada ao centro histórico da cidade flaviense.
Mais informações no site https://slbcartografia.wixsite.com/edicao2019.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário