A Mostra Gastronómica, em Vila Pouca de Aguiar, decorrerá em três dias, a feira dos produtos de outono irá decorrer em dois. Mas vamos por partes: a partir da hora de jantar da próxima sexta-feira, dia 26, já é possível apreciar as propostas gastronómicas em mais de uma dezena de restaurantes e no dia seguinte arrancam as atividades no mercado municipal.

A partir das 19h30 da próxima sexta-feira, os visitantes da Mostra Gastronómica poderão degustar os sabores aguiarenses nos diversos restaurantes aderentes, cujas ementas são compostas pelo fantástico cabrito, acompanhado das belas castanhas e dos cogumelos silvestres, todos ingredientes da época. Como entrada será servida uma sopa de castanha, quiche, empadas, rissóis ou pataniscas de cogumelos. Como prato principal, os visitantes poderão ainda optar pela vitela maronesa com castanhas ou caldeirada de cabrito com cogumelos. Quanto às sobremesas destaque para o pudim de castanha, para o pastel de nata recheado com castanhas, para a pasta e crocante de castanha, para o doce de míscaros e para as castanhas assadas.

No dia seguinte, sábado, a partir das 10h, tem início, no mercado municipal de Vila Pouca de Aguiar, a Feira dos Produtos de Outono. À tarde, o local será animado pelo som das concertinas e os mais novos terão ao seu dispor várias atividades, sendo o atelier artístico “O cogumelo e a castanha em arte” um dos exemplos. Já os adultos poderão participar nos workshops de culinária de cabrito, castanha e cogumelos. À noite o fado irá invadir o recinto com o concerto de Cuca Roseta.

No sábado serão realizadas outras iniciativas como é o caso, a partir das 10h, da entronização de confrades na igreja matriz, protagonizada pela Academia Gastronómica e Cultural de Micologia, e às 18h será apresentado o mais recente livro de Cristina Machado na biblioteca municipal.

No domingo, volta a realizar-se a oficina infantil e a partir das 16h30 haverá magusto popular com concertinas. Refira-se ainda que durante a feira será possível apreciar uma exposição realizada pelas crianças dos jardins-de-infância. Neste dia ainda é organizada, pelo Grupo de Caminheiros de Vila Pouca de Aguiar, a “Caminhada do trilho da castanha” e às 15h30 é inaugurada, na biblioteca, uma exposição de fotografia sobre o associativismo aguiarense, iniciativa promovida pelo CLDS 3G.

Esta é a décima sétima edição da Mostra Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar promovida pelo município e pela empresa EHATB.

loading...
Share.

Deixe Comentário