Na sequência do workshop que decorreu a 22 de outubro de 2018 na ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega, é lançado o convite à participação na segunda sessão aberta que irá ter lugar no dia 25 de junho, terça-feira, das 18h às 21h, na sala multiusos do Centro Cultural de Chaves, com o tema “Que futuro para um Tâmega Vivo?”.

A sessão terá como propósito promover a partilha do conhecimento sobre o Tâmega e debater ações presentes e futuras, tendo em conta a aproximação de elaboração do Plano de Gestão de Região Hidrográfica, previsto para o período de 2022-2027.

O rio Tâmega é identitário para os flavienses, estando exposto a diversas pressões e ameaças sobre as quais, de acordo com a Rede Inducar, uma das organizadoras desta atividade em parceria com o grupo Amnistia de Chaves e apoio do Município de Chaves, é necessário debater, encontrar plataformas de entendimento e avançar com ações para a sua preservação. Perante a aproximação de elaboração do novo PGRH é, por isso, tempo de todas as pessoas e entidades interessadas se envolverem e participarem.

O objetivo desta sessão é envolver a comunidade local no processo de “Democracia da Água” (o uso da água e o acesso à mesma como um direito universal) que a Rede Inducar está a levar a cabo desde fevereiro de 2018, no âmbito da Rede Douro Vivo, um projeto de estudo e ação ambiental, liderado pelo GEOTA.

A sessão irá decorrer com a seguinte estrutura: apresentação de resultados preliminares de trabalho científico e levantamentos realizados no rio Paiva (mapeamento de barreiras, qualidade da água, entre outros) por um especialista do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO); apresentação do processo relativo ao PGRH e respetivas consultas públicas; e, por fim, priorização de questões significativas e próximos passos no âmbito da Rede Douro Vivo.

A sessão, aberta a toda a população, tem entrada livre mas sujeita a inscrição através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSejHVMLoxA9_dq–1i2m7_BIViQdF_TkfTweuaTsviMNJgHXQ/viewform até ao dia 24 de junho, segunda-feira.

loading...
Share.

Deixe Comentário