Depois do sucesso da primeira edição, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) já lançou o “2º Concurso de Ideias – Empreender no Alto Tâmega”. O prazo de envio das candidaturas termina no dia 25 do presente mês de janeiro.

Este concurso está inserido no “Programa de atração e fixação de empreendedores no Alto Tâmega” promovido, em parceria, pela CIMAT e pela Associação de Municípios do Alto Tâmega (AMAT), abrangendo os concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, e é financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020).

Esta é uma iniciativa direcionada para pessoas que pretendam transformar as suas ideias em projetos que possam ser instanciados no Alto Tâmega, pretendendo-se, desta forma, através do crescimento económico do território, atrair e fixar pessoas na região. Podem participar cidadãos com qualquer nível de formação académica, em qualquer situação profissional, de forma individual ou em grupo.

A primeira edição deste concurso teve início durante o verão do ano passado, e culminou com a Gala do Empreendedorismo, no passado dia 30 de novembro, na qual foram anunciados os três vencedores: em 1º lugar ficou “Saving Hydric Resources in Various Agricultural Crops (Shiva)”, do concelho de Ribeira de Pena; em 2º lugar ficou o projeto “Rabiscos – Vivenciar História do Passado, no Presente!”, do concelho de Boticas; e em 3º lugar ficou o projeto “Barro Alto”, do concelho de Chaves.

A primeira fase de candidaturas a esta segunda edição, a da apresentação das ideias de negócio, decorre até ao dia 25 de janeiro, tendo o júri até ao dia 1 de fevereiro que deliberar uma primeira decisão. Depois, terá início uma segunda fase de candidaturas, com os projetos já selecionados da primeira fase, que é a da apresentação dos planos de negócio, e que decorrerá até ao dia 15 de fevereiro. A escolha dos vencedores será posteriormente feita até ao dia 22 de fevereiro.

O júri será composto, e presidido, por um representante da CIMAT e ainda por três representantes de cada uma das entidades que participam no concurso: a ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), e as empresas Partnia, Unipessoal Lda. e Sociedade Portuguesa de Inovação SA.

A ficha de inscrição para a candidatura à segunda edição do Concurso de Ideias está disponível no site da CIMAT (www.cimat.pt).
É objetivo da CIM do Alto Tâmega organizar uma edição deste concurso todos os anos.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário