No âmbito do projeto da Eurocidade2020, a Dirección Xeral de Xuventude, Participación e Voluntariado da Consellería de Política Social da Xunta da Galicia promove uma jornada de cultura tradicional, nos dias 24 e 25 de novembro, na sede da Eurocidade Chaves-Verín.

A iniciativa, segundo a organização, destina-se a jovens portugueses e galegos, com idades entre os 18 e os 30 anos, e visa incentivar a criatividade e o empreendedorismo jovem a partir da cultura endógena, desenvolver competências sócio relacionais e competências criativas, através das artes do espetáculo e do património cultural e intangível, bem como promover o intercâmbio cultural entre a Galiza e Portugal.

As inscrições decorrem até sexta-feira, dia 16, devendo ser preenchido um formulário eletrónico. A admissão será por ordem de inscrição, até que os 20 lugares estejam preenchidos. Os interessados poderão obter mais informações em subactividades-xuventude.ctb@xunta.gal e em http://xuventude.xunta.es/component/k2/item/15301-xornada-de-cultura-tradicional-e-desenvolvemento-de-habilidades-socio-relacionais-eurocidade-2020.

 Programa (provisório)

Dia 24 de novembro (sábado):

– 10h Receção e abertura

– 10h30 Painel: Tradição e pedagogia: uma visão global. Ministrado: Alexandre Sotelino Losada (professor da USC)

– 11h15 Coffee break

– 11h30 Workshop sobre dinâmica relacional. Ministrado: Sandra González Sousa (Associação Cultural Rebulir).

– 12h30 Workshop: “O Jogo tradicional: desenhando vínculos intergeracionais”. Ministrado: Centro de Cultura Popular Xaquín Lorenzo.

– 14h30 Almoço

– 17h Workshop: “As Regueifas: improvisação oral”. Ministrado: Associação Oral Galega

– 20h Sessão de risada musical. Ministrado: Xurxemurxe

– 21h30 Jantar

– 22h30 Demonstração de regueifas

Dia 25 de novembro (domingo)

– Cozinha musical: desenvolva a criatividade com a vida cotidiana. Ministrado: Cristina Valle (professora de dança e música tradicional)

– 11h30 Coffee break

– 12h Instrumentos pobres: recursos para a educação musical. Ministrado: Xavier Blanco (professor e dinamizador)

– 14h30 Almoço

– 16h30 Trabalhar a psicomotricidade desde o baile: jogos de dança. Ministrado: Luís Prego (professor de dança e música tradicional)

– 19h Conclusões e encerramento

 

loading...
Share.

Deixe Comentário