O Centro Social, Cultural e Desportivo de Vilarelho da Raia e a Associação Flaviense de Caminheiros organizam no próximo domingo, dia 21, o XXI Passeio Raiano de Vilarelho da Raia, intitulado a “Rota dos Pobos Promíscuos”.

A iniciativa é dedicada aos “ex-pobos promíscuos” – Cambedo, Lamadarcos e Soutelinho da Raia -, divididos pela “Raia” até ao Tratado Internacional de Limites celebrado a 28 de setembro de 1864 entre os reinos de Portugal e Espanha, que marcaram as comunidades raianas dos concelhos de Chaves, Verín e Oimbra.

Galegos e transmontanos, além de conviverem e caminharem em território raiano, poderão usufruir de um passeio de índole histórico-cultural, num percurso de 15 km, 2/3 da rota que liga os três povos ex-promíscuos, e cujo percurso de caminhos e carreiros está rodeado por marcos divisórios e paisagens bucólicas.

O evento é organizado pelo Centro Social, Cultural e Desportivo de Vilarelho da Raia e a Associação Flaviense de Caminheiros, com a colaboração do município de Chaves, o Ayuntamiento de Oimbra, Ayuntamiento de Verin, a AECT-Eurocidade, Chaves-Verin, Tenda Multisport (Verin) e a Empresa, Ideias Essenciais (Chaves).

O início do percurso acontece junto à igreja de Soutelinho da Raia, às 9h (hora portuguesa). Os interessados dispõem de autocarro, incluído na inscrição, com saída às 8h20 (hora portuguesa) do Centro Social e Cultural de Vilarelho da Raia, local da concentração.

O valor da inscrição é de 10€ e inclui seguro, transporte, reforço alimentar e almoço convívio no Centro Cultural de Vilarelho da Raia.

Os interessados poderão inscrever-se até esta sexta-feira, dia 19, através da página da organização www.ocontrabandista.com ou nos contactos que constam no cartaz oficial do evento.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário