A nova Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e reabilitação da Misericórdia de Valpaços entra em funcionamento esta quinta-feira, dia 2.

O equipamento, com um total de 22 camas, está integrado no Hospital da Misericórdia de Valpaços e destina-se a pessoas com perda transitória de autonomia, potencialmente recuperável, que necessitem de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial, em regime de internamento de média duração, por situação clínica decorrente da recuperação de um processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico.

O financiamento desta unidade é assegurado através de um Contrato – Programa assinado entre a Administração Regional de Saúde do Norte, o Instituto da Segurança Social e a Misericórdia de Valpaços.

Para Altamiro Claro, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, a abertura do equipamento representa “uma mais-valia para toda a região já que vem aumentar a capacidade de resposta neste setor tão carenciado, representando o culminar de um processo que teve início com a assinatura, no dia 10 de dezembro de 2016, de um Memorando de Entendimento entre o Município de Valpaços, a Misericórdia e a ARS Norte, tendente à reabertura do Hospital”.

É importante salientar, refere o provedor, que “as obras e os equipamentos foram assumidos em partes iguais pela Misericórdia e pelo Município de Valpaços e tiveram um custo aproximado de 5 milhões de euros”.

Até ao momento encontram-se em funcionamento as valências de Consultas Externa, Medicina Física e Reabilitação, Análises Clínicas, prevendo-se que no próximo dia 11 de julho se iniciem as primeiras cirurgias e a consequente abertura do Internamento.

O Hospital está dotado de um setor de Imagiologia, com TAC e Raio X digitais, de última geração, que aguardam apenas o licenciamento da Agência Portuguesa do Ambiente, das práticas envolvendo exposições médicas.

Todo o processo de reabertura tem estado condicionado pela situação que o País vive decorrente da pandemia provocada pelo COVID-19, revela ainda a Misericórdia de Valpaços.

loading...
Share.

Deixe Comentário