No âmbito da cooperação entre a Direção Geral de Alimentação e Veterinária e a Câmara de Chaves, tem início a partir de 19 de agosto a campanha anual de vacinação antirrábica e identificação eletrónica (microchip) de cães, nas 39 freguesias do Município. As datas, horas e locais das 109 concentrações encontram-se afixadas em Editais nas sedes das Juntas de Freguesia, na Câmara Municipal e no site do Município.

Recorde-se que a vacinação antirrábica é obrigatória (Portaria nº 81/2002 de 24 de janeiro) para todos os canídeos com três ou mais meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras Zoonoses. A identificação eletrónica é obrigatória para todos os cães nascidos após 1 de julho de 2008 (Decreto-Lei nº313/2003 de 17 de dezembro) e consiste na colocação de um microchip com um número de identificação, registado numa base de dados onde consta o contacto do proprietário, útil em caso de perda ou roubo do animal de estimação. Os detentores de cães entre os 3 e 6 meses de idade são ainda obrigados a proceder ao seu registo e licenciamento na Junta de Freguesia da sua área de residência.

A colocação de identificação eletrónica tem um custo de 13 euros e a vacina antirrábica tem um custo de 5 euros.

Para além das datas indicadas, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica podem ser efetuadas, mediante o pagamento das mesmas taxas, às quartas-feiras, entre as 8h30 e as 10h30, no Mercado de Gado de Chaves.

loading...
Share.

Deixe Comentário