O município de Chaves volta a associar-se à iniciativa ‘’Semana Europeia da Mobilidade’’ e ao ‘’Dia Europeu Sem Carros”. Iniciativas são promovidas pela Comissão Europeia e decorrerão entre os dias 16 e 22 de setembro, um pouco por toda a Europa.

Esta iniciativa procura encorajar e motivar as cidades e vilas para a necessidade de implementação e promoção de medidas de transporte sustentáveis, desafiando os cidadãos a encontrarem outras alternativas de transporte mais amigas do ambiente e consequentemente da saúde.
Com o tema transversal ‘’Caminhar e Pedalar em Segurança’’, cujo slogan é “Caminha Connosco”, em Chaves serão realizadas várias atividades a propósito desta iniciativa entre os dias 19 e 22, como é o caso de ‘’Music Sessions’’, a cargo da INDIEROR, que decorrerá no interior dos Transportes Urbanos de Chaves; ‘’Move-te pela tua Saúde’,’ no dia 20, a cargo do ACES do Alto Tâmega e da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa que irão criar 12 stands com informações e sugestões de circuitos alusivos aos diferentes exercícios que se devem fazer ao longo de um dia de trabalho; ‘’Passeio de Bicicleta’’ pela ciclovia nos dias 19 e 20, no qual todos os flavienses poderão participar tendo ou não uma bicicleta, pois o município terá à disposição bicicletas para alugar de forma gratuita; ‘’Caminhada Urbana Solidária’’, no dia 22, com um custo de participação de 2€. Todo o valor angariado será revertido a favor do “Mateus, o bebé sorriso’’. Este valor inclui a participação na caminhada, reforço alimentar e uma oferta da Semana Europeia da Mobilidade aos primeiros 150 inscritos. As inscrições decorrem até às 15h do dia 18 de setembro na Câmara de Chaves.
Para mais informações das atividades e horários, os interessados poderão obter mais informações no site da autarquia www.chaves.pt.
Refira-se que a Semana Europeia da Mobilidade termina no dia 22, com a realização do Dia Europeu Sem Carros, onde as localidades participantes encerram uma ou várias ruas ao tráfego automóvel, permitindo apenas a mobilidade a peões, ciclistas e transportes públicos.
Assim, durante a comemoração do Dia Europeu Sem Carros em Chaves, a Rua de Santo António encontrar-se-á encerrada ao trânsito automóvel, entre as 8h e as 17h, desafiando os cidadãos a dirigirem-se a pé ao centro da cidade.
Saliente-se que o município de Chaves é uma das seis autarquias que, em todo o país, aderiu sempre a esta iniciativa, desde 2003, desenvolvendo todos os anos um conjunto de atividades dirigidas a todas as faixas etárias da população flaviense.
loading...
Share.

Deixe Comentário