Tem início hoje, sexta-feira, e decorre até domingo, dia 5, a XXI edição da Feira da Castanha de Carrazedo de Montenegro, Valpaços.

A abertura oficial da Feira está marcada para hoje às 15h30. Serão três dias nos quais a rainha do concelho valpacense é a grande protagonista. Contudo, no Pavilhão Rota da Castanha os visitantes deste certame poderão ainda encontrar outros produtos que fazem parte da identidade de Valpaços, como o mel, as compotas, o azeite, o vinho, os licores e o bolo podre. A animação musical será também uma constante ao longo dos três dias.
O país está a atravessar um período de seca, o maior da última década, e o concelho de Valpaços não é exceção. A falta de chuva, aliada à praga da vespa das galhas do castanheiro fizeram com que este ano houvesse uma quebra na produção de castanha na ordem dos 50%. “Um bom ano agrícola é de facto sinónimo de um ano de fartura e de bastante dinheiro. Um ano mau traduz-se, naturalmente, negativamente para o seio da própria família”, realçou Amílcar Almeida, presidente da Câmara Municipal de Valpaços. Contudo, a excelente qualidade da castanha é assegurada.
Para além deste fruto no seu estado puro, nos vários expositores da Feira haverá bolo de castanha, pudim de castanha, compota de castanha, entre muitas outras iguarias.
A Feira encerra no domingo, às 20h.

 

Share.

Deixe Comentário