Diário Atual

A Capital do Granito vai voltar a estar de portas abertas com mais uma edição da Feira do Granito e do Concelho de Vila Pouca de Aguiar. O certame realiza-se no próximo fim de semana, de 16 a 18 de junho.

A partir de sexta-feira e até domingo haverá uma grande mostra de produtos e atividades regionais, bastante animação cultural e musical, e o reacender de tradições seculares que envolvem milhares de pessoas.

O ponto alto do certame está reservado para a tarde de domingo com dois acontecimentos relevantes, quer no recinto quer nas imediações da feira. A partir das 14h o programa “Somos Portugal” da TVI vai atrair muita gente para apreciar o que de melhor existe nestas terras, os talentos portugueses na música e no entretenimento. A partir das 16h, a comunidade envolve-se no Arrastão da Grande Pedra. Centenas de pessoas concertadas tentarão arrastar uma rocha com mais de 12 mil quilos de granito. O esforço coletivo será compensado com uma super sopa de pedra para retemperar energias.

A 16ª Feira do Granito e do Concelho de Vila Pouca de Aguiar realiza-se no Pavilhão Gimnodesportivo Dr. Francisco Gomes da Costa e nas zonas envolventes, numa área de 8.500 m2, onde estarão dispostos cerca de 130 expositores, dos quais cerca de quatro dezenas associados à indústria do granito.
A feira dá a conhecer muita pedra, mas dá a provar e mostrar muito mais: gastronomia; produtos regionais; artesanato; atividades de coletividades. No recinto, haverá 30 expositores com tasquinhas e produtos regionais. E muita animação musical e cultural assegurada por artistas nacionais e regionais.

Em Portugal, a extração e transformação da indústria do granito inserida no setor das rochas ornamentais geram, anualmente, uma produção de cerca de mil milhões de euros, em cerca de 3.300 empresas que integram 24 mil trabalhadores e exportam para 116 países.

Em Vila Pouca de Aguiar, há quase 50 empresas desta indústria que empregam mais de duas mil pessoas, e cerca de três mil empregos indiretos. As unidades industriais localizadas no concelho têm um volume de negócios anual que envolve 100 milhões de euros, sendo de relevar a extração de 300 mil toneladas dos três granitos certificados (Cinza Pedras Salgadas; Amarelo Real; Cinza Telões) e o incremento da transformação é uma realidade.

O evento é organizado pelo município aguiarense em parceria com a empresa de Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, e conta com o apoio da Associação dos Industriais do Granito (AIGRA).

Share.

Deixe Comentário