É em Vila Pouca de Aguiar que se realiza, de 7 a 10 de setembro, o Fórum Nacional da Apicultura.

A 18ª edição inclui feiras de mel e de inovação apícola com abertura oficial que contará com a presença do secretário de Estado das florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas (sexta-feira, 18h, Cineteatro).

Há atividades de quinta-feira a domingo com visitas de campo, workshops técnicos e atividade socioeconómica junto dos expositores que participam na XVI Feira Nacional Apícola e Feira de Inovação Apícola, que se realizam na praça Camilo Castelo Branco.

O estudo do setor será aprofundado em especial sábado e domingo. No primeiro dia, serão abordados vários temas, designadamente o Programa Apícola Nacional 2017/2019, as ajudas à apicultura no PDR2020, o Plano Integrado de Controlo Oficial de Apiários ou o papel dos apicultores na saúde das abelhas, entre outros. No segundo dia, o fórum incluirá temáticas como selecionar para melhorar, alimentar e nutrir ou combate à varroose com produtos orgânicos, entre outras.

O maior evento apícola do país é promovido pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal e conta com vários parceiros institucionais na região. Sendo um acontecimento nacional, é de relevar o interesse de diversas entidades do Alto Tâmega em empreender numa sub-região que atribui bastante importância ao mel e aos respetivos produtores.

Redação/CM Vila Pouca de Aguiar

Share.

Deixe Comentário