Diário Atual

A execução e divulgação do logótipo referente à entrega do foral das terras de Aguiar de Pena marca o início das celebrações dos quinhentos anos do concelho de Vila Pouca de Aguiar.

O logótipo ilustra os quinhentos anos de um território que é rico em património natural e histórico. A água, que emana abundantemente na região, e a terra integram uma natureza envolvente composta de montes e vales singulares.

Elementos associados ao Castelo de Aguiar ou a Tresminas recordam o legado dos antepassados que ajudaram a construir este concelho que vive, em boa parte, do que a natureza oferece, como é caso do ouro, do granito e da água.

Para assinalar os cinco séculos de existência deste concelho serão organizadas várias iniciativas socioculturais para toda a comunidade.

De referir que o território aguiarense já existia bem antes desta data – o primeiro foral terá sido dado por D. Afonso Henriques -, todavia o documento oficial que consolida o território concelhio advém com a reforma dos forais e em que D. Manuel outorga carta de foro a Aguiar de Pena a 16 de maio de 1517.

Redação/CM Vila Pouca de Aguiar

 

loading...
Share.

Deixe Comentário