A reunião de Câmara, dirigida pela vice-presidente do Município, Ana Rita Dias, realizou-se a 30 de janeiro na sede da Junta de Freguesia de Alfarela de Jales. 

O executivo foi recebido pelo autarca local, Manuel Machado, e outras pessoas interessadas na freguesia. Esta foi uma das reuniões com mais adesão popular e intervenções da comunidade local.

A abrir os assuntos da ordem do dia, foi aprovada a ata da reunião anterior (11 de janeiro). De seguida, foi aprovada a abertura de concurso para a concessão da exploração das lojas 7 e 11 do Mercado Municipal.

Os pontos três e quatro, referentes a comparticipações financeiras à União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Vila Real e à Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar, foram aprovadas por unanimidade.

A decisão de pagamento da inscrição no programa Eco-escolas, relativo ao Agrupamento de Escolas, foi unânime, assim como uma comparticipação financeira ao grupo Desportivo, Recreativo e Cultural de Raiz do Monte.

Foi decidido por todos o tema “Crescer em Vila Pouca de Aguiar” para proceder ao Concurso Literário do Concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Os três pontos seguintes, relativos a apoios no âmbito da ação social escolar, foram aprovados por unanimidade. O ponto 11, relativo a uma comparticipação financeira à associação Tourencius dos Xudreiros, foi aprovado por unanimidade.

O último ponto, a celebração de protocolo de colaboração com o Centro de Treinos Municipal referente a uma plataforma do associativismo, foi aprovado por maioria.

No final, o presidente da Junta de Freguesia de Alfarela de Jales, Manuel Machado abordou várias questões, desde logo o modo de funcionamento destas reuniões nas freguesias,

A comunidade local e o executivo abordaram outras questões, tais como a necessidade de um lar, apoios à agricultura e à floresta, a reconversão da antiga escola num albergue, a necessidade de beneficiar o castro de Cidadelhe de Jales e acessos rurais em Moreira de Jales, a tradição ‘industrial’ de Reboredo, entre outros assuntos.

Redação/CM Vila Pouca de Aguiar

loading...
Share.

Deixe Comentário