O município de Valpaços celebra 20 anos da Feira do Folar nos dias 23, 24 e 25 de março. O Pavilhão Multiusos da cidade valpacense volta a ser o palco deste certame.

Esta será uma edição especial uma vez que o Folar de Valpaços tem já certificado de Indicação Geográfica Protegida (IGP). Apesar de este feito ter sido conseguido em fevereiro do ano passado, devido à proximidade dessa data com a da realização da feira, não foi possível ter o folar já certificado nessa edição de acordo com o caderno de especificações aprovado posteriormente em Bruxelas. Deste modo, as padarias presentes no recinto da feira terão apenas folar certificado. As chamadas padarias tradicionais, dos particulares, terão um folar ainda não confecionado de acordo com o caderno de especificações, mas, Amílcar Almeida, presidente da Câmara Municipal de Valpaços, quer acreditar que “para o ano possamos já só ter à venda o nosso folar que é esse folar que de facto representa a marca Valpaços e que nós queremos dar a conhecer ao mundo inteiro”.
Amílcar Almeida referiu, na apresentação da feira em conferência de imprensa no passado dia 13, que nos mais de 100 stands haverá à venda mais produtos do concelho, desde o fumeiro, bolo podre, os vinhos, o azeite, os frutos secos, o mel, artesanato, entre outros. À semelhança de anos anteriores, também nesta edição haverá uma tenda com quatro tasquinhas onde os visitantes poderão degustar o que de melhor se confeciona na região. De destacar que esta feira é destinada à venda de produtos apenas do concelho de Valpaços.
A Feira do Folar de Valpaços é um acontecimento que todos os anos atrai milhares de pessoas até à cidade. A edição do ano passado foi a mais participada em termos de visitantes. Amílcar Almeida acredita que este ano ainda mais pessoas se deslocarão até Valpaços: “Queremos que seja, mais uma vez, uma feira coroada de sucesso. Contamos ter mais visitantes, e, para isso, estamos a fazer uma aposta considerável, não só na promoção, como também na divulgação da mesma junto dos media”, em Portugal e em Espanha.

Relativamente ao programa, durante os três dias haverá várias atividades e muita animação também. Na sexta-feira, dia 23, a abertura da feira terá lugar às 14h. Às 15h30 decorrerá a cerimónia de abertura oficial, que contará com a presença de Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, natural do concelho de Valpaços. Ainda neste dia destaque para o XV Raid TT “Rota do Folar” – etapa noturna, e a animação da noite estará a cargo do grupo musical “Hi-Fi” a partir das 22h30.
No sábado o recinto abrirá às 10h, e também à mesma hora terá início o XV Raid TT “Rota do Folar”, desta vez a etapa diurna. Às 14h será a atuação dos Grupos e Ranchos Folclóricos do concelho. Às 15h decorrerá, no auditório do Pavilhão Multiusos, a apresentação pública da obra “A Muda do Santo em Campo D’Égua” da autoria de Adérito Medeiros Freitas. À noite a música ficará a cargo do grupo musical Orquestra Belcanto Show.
No domingo, dia 25, o dia começará bem cedo, por volta das 8h, com a IV Prova de Cão Coelheiro. Às 12h30 terá início o programa da TVI “Somos Portugal”, que até às 20h transmitirá a Feira do Folar de Valpaços em direto para o país e para o resto do mundo. Ainda durante a tarde, às 14h, haverá atuação das Bandas do concelho. A 20ª edição da Feira do Folar de Valpaços encerrará às 20h.

Maura Teixeira

 

 

loading...
Share.

Deixe Comentário